FabLab Chácara do Jockey recebe visita de Sherry Lassiter, uma das idealizadoras do conceito FabLab



Foto: Assessoria de Imprensa/SES

O FabLab Chácara do Jockey, inaugurado no mês passado, recebeu nesta terça-feira (17) a visita de Sherry Lassiter, mestre pela Universidade de Harvard e uma das fundadoras do Fab Foundation. Ela esteve de passagem pelo Brasil para participar do fórum "Lab. de Fabricação Digital como ponte entre a Universidade e a Sociedade", na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O Fab Lab Foundation é uma organização sem fins lucrativos, pioneira na criação de FabLabs, que oferece ferramentas e conhecimento para dar suporte às entidades que queiram desenvolver um laboratório de criação digital e possui uma plataforma na qual laboratórios no mundo todo se reúnem.

A rede FabLab Livre SP, com 12 unidades, é a maior rede pública de laboratórios de fabricação digital no mundo. “Há poucos exemplos de laboratórios de fabricação digital totalmente públicos, como o da cidade de São Paulo. Os que existem, como o de Barcelona (Espanha) que tem apenas dois, possuem poucos laboratórios”, destacou Juliana Pessoa, coordenadora da rede FabLab Livre SP.

Os laboratórios da rede, a exemplo dos vinculados ao Fab Foundation, possuem equipamentos de ponta como impressoras 3D e cortadoras a laser e também fazem uso de software livre. “Quando desenvolvemos os laboratórios pensamos sempre em usar software livre. Além de não ter custo, também permite que os alunos pratiquem o que aprenderam em qualquer lugar que tenha um computador, como na sua casa ou biblioteca”, afirmou Lassiter. “Os laboratórios de fabricação digital, como a rede FabLab Livre SP, devem democratizar o acesso a essas ferramentas e compartilhar o conhecimento que se produz. Dessa forma, contribuem para um mundo melhor por meio da tecnologia”, destacou.

As ferramentas dos laboratórios, seguindo a cultura"faça você mesmo" (do it yourself), proporcionam condições para que se fabrique praticamente qualquer coisa, desde uma cadeira até uma prótese. Isso, além de possibilitar uma mudança na cultura de produção, também favorece o barateamento de alguns produtos, caso da prótese. “Uma criança que usa próteses à medida que cresce precisa trocá-las frequentemente. Com o método de impressão 3D fica mais barato. O nosso próximo desafio é produzir melhores designers e deixá-los mais flexíveis e práticos para quem precisa. Um adulto, que gastaria muito dinheiro em uma prótese, também pode ter uma por um preço muito inferior se comparada às convencionais”, concluiu Lassiter.

Os cursos na rede FabLab Livre SP são inteiramente gratuitos e oferecidos mensalmente. Para inscrever-se, basta comparecer a uma das unidades ou enviar e-mail para cursos.fablab@itsbrasil.org.br. Veja a lista dos cursos e descrições no site http://fablab.itsbrasil.org.br/ ou na página do Facebook FabLab Livre SP.

Fóruns Permanentes - Lab. de Fabricação Digital como ponte entre a Universidade e a Sociedade

A Unicamp promove, de 16 a 22 de maio, a 14ª Semana de Museus. Uma das atividades que será realizada amanhã (18), é o fórum “Lab. de Fabricação Digital como ponte entre a Universidade e a Sociedade”. A coordenadora do FabLab Livre SP, Juliana Pessoa, participará às 14h, do painel “Iniciativas Públicas da difusão da Fabricação Digital”.

A diretora da Fab Foundation, Sherry Lassiter, também participará do fórum às 15h30, quando ministrará a palestra “A FabFoundation do MIT e os FabLabs: uma rede internacional voltada para a comunidade”.