Oficina de formação em software livre no Telecentro CEU Aricanduva

Interessados terão instrução sobre manutenção e instalação do Linux, sistema operacional gratuito e livre.

      De 27 de maio a 6 de julho, todas as segundas e quartas-feiras, às 9h30, o Telecentro CEU Aricanduva recebe a oficina “Pajés Digitais”, projeto escolhido pelo edital Redes e Ruas da Coordenação de Conectividade e Convergência Digital (CCCD). Esta iniciativa, coordenada pela Lab Hacker, tem o objetivo de ensinar aos interessados os princípios do sistema operacional Linux e como instalá-lo e fazer a manutenção.

     O Linux é um sistema operacional, ou seja, um programa responsável pelo funcionamento do computador. Este sistema difere dos demais, pois é gratuito, e os usuários podem modificá-lo da maneira que acharem mais conveniente para que atendam as suas necessidades.

     “Nossa proposta não é apenas ensiná-los a mexer neste programa, acreditamos que o software livre dá autonomia aos seus usuários”, disse Raul Duarte, Coordenador do Lab Hacker.

     O Coordenador de Conectividade e Convergência Digital, João Cassino, reforçou ainda que os telecentros já fazem uso de software livre. “Os telecentros da cidade, e futuramente os Laboratórios de Fabricação Digital, usam o sistema Linux e também um conjunto de aplicativos livres que auxiliam no entendimento dos usuários sobre estes softwares de propriedade intelectual livre”, afirmou.

     Vale lembrar que é necessário que os interessados tenham conhecimento básico em informática.

Lab Hacker e Oficinas Pajés Digitais

     O Lab Hacker surgiu em 2008 com o intuito de fortalecer a Cultura Digital no país. Desde então tem buscado difundir os conhecimentos em relação aos programas software livre e de código aberto.

      Em parceria com a Secretaria de Serviços, neste ano, já concluíram esta mesma oficina no Telecentro Tendal da Lapa e a estão aplicando no Telecentro Unibes. Além disso, também ministram aulas no Ateliê Digital, na sede da entidade, onde ensinam como fazer a manutenção em computadores e também oferecem apoio às entidades que pretendam executar este mesmo tipo de workshop.

 

Inscrições:

  As inscrições podem ser feitas pelo site http://labhacker.org.br/pajesaricanduva/;

Quando:
De 27/05 a 6/07, às segundas e quartas-feiras, às 9h30;

Local:
Telecentro CEU Aricanduva - Av. Olga Fadel Abarca, nº 1;

Informações:
Caso tenha alguma dúvida pode-se entrar em contato pelo e-mail lab@labhacker.org.br ou pelo número (11)4323-6919.