SMPP inaugura dois Telecentros na região do Jaraguá

A Secretaria de Participação e Parceria inaugura neste sábado dia 22 de maio os Telecentros Conjunto City Jaraguá e City Jaraguá, localizados na Rua Giulio Eremita, 900 e 450 às 10 e 11 horas, respectivamente.

Com estes dois novos Telecentros, o número de unidades do maior programa de inclusão digital do mundo, numa mesma localidade, chega a 346. O programa teve um grande crescimento nos últimos três anos, quando quase triplicou o número de unidades. Até 2005 eram 121 unidades instaladas.

O crescimento significativo no número de unidades instaladas nos últimos anos se deve à parceria com organizações sociais, que hoje são responsáveis por cerca de 200 telecentros. O Telecentro City Jaraguá é resultado de uma dessas parceria bem-sucedidas, já o Telecentro Conjunto City Jaraguá é uma iniciativa completa da SMPP e da Secretaria de Habitação.

“Decidimos inaugurar dois Telecentros na mesma localidade para atender a grande demanda que existe neste bairro. Além de distribuir as pessoas, podemos atender melhor e disponibilizar novas vagas”, afirma o secretário da Secretaria de Participação e Parceria.

Pela parceria, a Coordenadoria de Inclusão Digital, responsável pelo gerenciamento do programa, faz, se necessário,uma pequena reforma na instituição, adequando a sala com banheiros e rampa que garanta o acesso de cadeirantes, paga R$ 1.300,00 ao mês, para cobrir despesas com limpeza e telefone, além de manter os instrutores que promovem os cursos e administram as unidades.


Telecentros
O Programa dos Telecentros integra a política de inclusão digital da Prefeitura e tem se revelado um mecanismo eficiente na capacitação profissional, na revitalização dos espaços públicos, na democratização do uso de computadores e acesso à internet.

Cada Telecentro é equipado com 20 computadores, sendo que em 75% destes o uso é para aprendizagem e o restante para uso livre da população. São oferecidos 7 cursos, com aulas diárias e duração de duas semanas e há mais de 60 oficinas pré-formatadas que são oferecidas ao público de acordo com o perfil do usuário.

Ao todo, o programa lança 20 mil novas vagas de capacitação ao mês. No ano passado, 163 mil e 54 pessoas concluíram os cursos e oficinas oferecidos. Os mais procurados foram:Introdução à Informática; Digitação;Editor de Planilha;Desenvolvimento de Sites; Apresentação e Marketing Pessoal; Mercado de Trabalho; Desenvolvimento de Web;Introdução à Arte Digital; Criação e Edição de Imagens; BLOG – Criação e Manutenção; Alfabetização Digital para Crianças e para a Terceira Idade.

São aproximadamente 1,7 milhões de usuários cadastrados no sistema, o que faz do modelo paulistano referência mundial em inclusão digital.

Serviço:
Inauguração dos Telecentros Conjunto City Jaraguá e City Jaraguá

Quando: 22 de maio, às 10 e 11 horas, respectivamente.

Onde: Rua Rua Giulio Eremita, 900 e 450 - Jaraguá