Jardim Cabuçu

Muito se diz que a 3a idade é a melhor época da vida e isto pode ser comprovado com uma turma de senhoras da zona norte da capital. Elas, algumas com cerca de 70 anos, aproveitam as atividades dos Telecentros para aprender mais e se divertir ao lado das colegas, numa amizade que surgiu no balneário do Jaçanã, em muitos casos, há mais de 20 anos.

“Frequento o local há 27 anos e foi lá que surgiu a ideia de aprendermos informática”, conta Eunice Fernandes. Isto mesmo, Eunice e um grupo de 10 senhoras deixaram o medo de lado e tiveram o primeiro contato com um computador no Telecentro Jardim Cabuçu em 2007. “Parecia um bicho para mim. Era só clicar que sumia tudo e o cursor era impossível de controlar,” lembra Creusa Bergamaschi.

Desde de 2007, elas não pararam mais. “Elas começaram pela introdução à informática e já fizeram também aulas sobre editor de texto, planilhas, slides e pesquisas na internet. Hoje, elas estão aprendendo HTML”, destaca o supervisor Jefferson Braz. Elas também estão antenadas nas redes sócias, todas já têm Orkut e MSN. “Aproveito para conversar com as amigas e familiares, além de fazer novas amizades. É uma ferramenta importante para também lembrar os aniversários,” afirma Eunice sobre as redes sociais na internet.

É claro que as dificuldades existem. “Algumas sequências e comandos são complicados para decorar, mas para mim o maior problema é a planilha”, diz Rita Rodrigues. Mas mesmo com alguns tropeços, todas venceram o grande medo. “Hoje já deixei de engatinhar e já estou ficando de pé”, afirma Creusa. “Depois de perder o pavor, percebi que o computador hoje em dia é muito importante. Por isso, comprei um computador aqui para casa”, conta Eunice.

Hoje a turma conta com 12 senhoras. As vagas continuam abertas. O curso acontece às terças e quintas-feiras das 9h às 10h no Telecentro Jardim Cabuçu, R. Miguel Arrojado Lisboa, 299, telefone 2243-0430.