SMPP inaugura Telecentro

A Secretaria de Participação e Parceria – SMPP, por meio da Coordenadoria de Inclusão Digital – CID, inaugura o Telecentro Brasilândia B-3 – Governador Mário Covas. O evento será no dia 15 de maio, às 10 horas, na Rua Vale do Sol, 59-B – Cohab-Brasilândia.

Com esse, são 344 unidades inauguradas na cidade de São Paulo, nesse que é o maior programa de inclusão digital do mundo em uma mesma localidade. O programa teve um grande crescimento nos últimos três anos, quando quase triplicou o número de unidades. Até 2005 eram 121 unidades instaladas.
 

O crescimento significativo leva em conta a parceria com organizações sociais, que hoje são responsáveis por cerca de 200 telecentros. Pela parceria, a secretaria faz uma pequena reforma para adaptar a sala com banheiro e rampa que garanta o acesso de cadeirantes, paga R$ 1.300,00 para cada instituição cobrir despesas de limpeza e telefone, além de manter os instrutores que promovem os cursos e administram as unidades.
 

Telecentros

O Programa dos Telecentros integra a política de inclusão digital da Prefeitura e tem se revelado um mecanismo eficiente na capacitação profissional, na revitalização dos espaços públicos, na democratização do uso de computadores e acesso à internet.
 

Cada Telecentro é equipado com 20 computadores, sendo que em 75% destes o uso é para aprendizagem e o restante para uso livre da população. São oferecidos 7 cursos, com aulas diárias e duração de duas semanas e há mais de 60 oficinas pré-formatadas que são oferecidas ao público de acordo com o perfil do usuário.
 

Ao todo, o programa lança 20 mil novas vagas de capacitação ao mês. No ano passado, 163 mil e 54 pessoas concluíram os cursos e oficinas oferecidos. Os mais procurados foram:Introdução à Informática; Digitação;Editor de Planilha;Desenvolvimento de Sites; Apresentação e Marketing Pessoal; Mercado de Trabalho; Desenvolvimento de Web;Introdução à Arte Digital; Criação e Edição de Imagens; BLOG – Criação e Manutenção; Alfabetização Digital para Crianças e para a Terceira Idade.
 

São aproximadamente 1,7 milhões de usuários cadastrados no sistema, o que faz do modelo paulistano referência mundial em inclusão digital.

 

Serviço:

Inauguração do Telecentro Brasilândia B-3 – Governador Mário Covas
 

Quando: 15 de maio, às 10 horas.
 

Onde: Rua Vale do Sol, 59-B – Cohab-Brasilândia