Paulistanos contam com 25 locais com wifi livre disponibilizado pela Secretaria de Serviços

Anunciado pelo prefeito Fernando Haddad no início de junho, a CCCD conseguiu cumprir a meta dos 25 locais contemplados com este serviço até o meio deste ano.

São Paulo já conta com 25 praças/parques com wifi livre disponível. Anunciado pelo prefeito Fernando Haddad no início de junho, a Secretaria de Serviços por meio da Coordenadoria de Conectividade e Convergência Digital – CCCD conseguiu cumprir a meta dos 24 locais contemplados com este serviço até o meio deste ano.

São elas: Praça Roosevelt, Centro Cultural São Paulo, Páteo do Colégio, Mercado Municipal, Praça Dilva Gomes Martins, Praça Padre Aleixo, Largo do Japonês Terminal Casa Verde, Praça Doutor João Batista Vasques, Praça Mariquinha Sciascia, Parque Domingos Luís, Praça Nossa Senhora dos Prazeres, Praça Oscar da Silva, Praça Zilda Natel, Parque Orlando Villas Bôas, Praça Elis Regina, Parque Alfredo Volpi, Praça Arlindo Rossi, Praça Benedito Calixto Largo de Moema, Praça João Tadeu Priolli, Parque Santo Dias, Praça Alfredo Egydio de Souza, Parque do Nabuco e Praça Floriano Peixoto.

O secretário de Serviços, Simão Pedro, que vem acompanhando de perto e testando a qualidade do sinal em todos os locais, disse que a iniciativa é uma conquista para os paulistanos. “Os 96 distritos terão pelo menos um ponto com internet grátis e teremos pontos também no centro, em locais de grande afluxo de pessoas. Com isso, as pessoas poderão ocupar mais os espaços públicos e interagir entre si”.

O passo a passo das implantações pode ser acompanhado pelo site www.wifilivre.sp.gov.br Neste momento, além dos 25 locais com internet funcionando, também existem outros 24 em implantação e 71 em projeto. A ideia é que as 120 praças e parques contem com a internet livre até o final de 2014.

WiFi Livre

A instalação de pontos internet faz parte do Programa de Metas 2013 -2016 da Prefeitura de São Paulo (meta 73). A internet funciona 24 horas e oferece conexão suficiente para a navegação eficiente pela internet, inclusive para assistir a vídeos, baixar e subir arquivos. Para se conectar à internet gratuita, o usuário deve clicar na rede Wi-Fi Livre SP e efetuar a autenticação por meio do browser (navegador de internet) instalado no celular. A conexão chega à praça por fibra ótica e tem velocidade de 512 Kbps efetivos por usuário para download e upload.