Praças Digitais: Secretaria de Serviços e PRODAM divulgam resultado da 2ª consulta pública

Edital entra em sua fase final de pesquisa de preços junto ao mercado e deve ser divulgado no início do próximo mês

 A Secretaria Municipal de Serviços e a PRODAM divulgaram na quinta-feira (11/07) o resultado da segunda rodada da consulta pública realizada para o projeto Praças Digitais. No primeiro período, o edital do projeto que prevê a instalação de acesso gratuito a internet por sistema Wi-Fi em 120 praças e localidades públicas da cidade de São Paulo recebeu mais de trezentas contribuições. Nesse segundo período, foram 27 pedidos de esclarecimentos e 18 sugestões de aperfeiçoamento do edital, sendo que a maioria dessas sugestões é referente aos valores das multas previstas nos contratos e nos prazos para instalação. O documento com os questionamentos, sugestões e respostas pode ser obtido AQUI.


Na primeira consulta, foram mais de trezentas perguntas, sendo que as mais relevantes foram inseridas no edital. O edital entra a partir de agora no processo de pesquisa de preços entre as concorrentes interessadas no projeto e deve ser publicado no início do mês que vem.


Os cidadãos interessados podem responder as perguntas disponibilizadas no link sobre a estrutura das praças da região em que moram ou trabalham. Todo tipo de informação é importante, fotos dos equipamentos disponíveis na localidade podem ser enviadas, como postes de luz e energia.


Também é de interesse que observações sobre o público de cada praça seja enviada e quais são os pontos preferidos de cada um desses públicos. Os dados coletados ficarão abertos para a população e para os órgãos públicos para melhoria dos locais.


Caso tenha dúvidas veja AQUI como enviar o relato de sua praça.


O que são as Praças Digitais?


A iniciativa da prefeitura, uma parceria da Secretaria de Serviços com a PRODAM busca levar o acesso à internet para as principais praças de cada Subprefeitura e para marcos simbólicos da cidade. A ação encoraja a cidadania por meio da inclusão digital.


O número de localidades públicas atendidas é de 120 distribuídas entre os 96 distritos da capital. A disponibilidade dos serviços será divida conforme a demanda do local, regiões consideradas críticas com grande circulação de pessoas terão uma cobertura de 99% com eventos esporádicos e o restante não-crítico é de 96%. Posteriormente outras praças podem ser consideradas críticas também.


A velocidade mínima da internet gerada é de 512kbs e tem uso irrestrito para qualquer cidadão que tenha um dispositivo compatível com o sistema Wi-Fi. A velocidade da conexão será medida pela NIC.BR em parceria com a Secretaria de Serviços. O Sistema de Medição de Tráfego de Última Milha (Simet) a ser instalado nas praças é o instrumento que atestará o nível da conexão.