Comunicado Conjunto da Secretaria de Serviços e do Nic.Br Sobre Parceria para Garantir Qualidade da Banda Larga nas Praças Digitais

Este comunicado conjunto tem por objeto informar a colaboração entre a Secretaria Municipal de Serviços da Prefeitura de São Paulo e o NIC.br (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR) para garantir a qualidade da banda larga a ser oferecida nas 120 localidades do projeto Praças Digitais.

O NIC.br é a entidade que implementa as decisões e os projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI.br, responsável por coordenar e integrar as iniciativas e serviços da Internet no País.

O projeto Praças Digitais vai oferecer conexão wi-fi livre e gratuita em 120 localidades - no mínimo uma em cada um dos 96 distritos da cidade -, a uma velocidade efetiva de 512 kbits/s por usuário.

A Secretaria Municipal de Serviços vai usar o SIMET - Sistema de Medição de Tráfego de Última Milha - cuja infraestrutura e operação estão a cargo do NIC.br --, para verificar a qualidade da conexão a ser oferecida pelos prestadores a serem contratados para oferecer o serviço.

O NIC.br vai doar 270 SIMET-BOXES à Secretaria de Serviços do Município de São Paulo, para serem instalados nas praças. O SIMET-BOX é um equipamento desenvolvido pelo NIC.br com o objetivo de analisar a qualidade da internet.

A qualidade da conexão banda larga a ser oferecida aos usuários é um dos principais itens do projeto Praças Digitais. Os prestadores contratados terão a obrigação de oferecer uma conexão de 512 Kbits/s, efetivos e por usuário, dentro de uma estimativa de conexões simultâneas por localidade. Os itens para avaliar a prestação do serviço serão: a qualidade, a disponibilidade e a estabilidade da conexão.

São Paulo-SP, 10 de junho de 2013.

SIMÃO PEDRO
Secretário Municipal
Secretaria Municipal de Serviços

DEMI GETSCHKO
Diretor Presidente
Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR