Prefeitura e Sesc estudam parceria para Centro Cultural na Cidade Tiradentes

Em visita ao equipamento inaugurado em dezembro do ano passado, Haddad anunciou o que Centro de Formação Cultural de Cidade Tiradentes deverá ganhar cronograma de atividades como dança, teatro e esportes e novos profissionais

O prefeito Fernando Haddad visitou na tarde desta segunda-feira (29) o Centro de Formação Cultural de Cidade Tiradentes, na Zona Leste. Ao lado do diretor regional do Serviço Social do Comércio (Sesc), Danilo Miranda, o prefeito anunciou que estuda uma parceria com a entidade para criar um cronograma de atividades esportivas e culturais no espaço, além da contratação de novos profissionais para atender a comunidade.

Inaugurado em dezembro do ano passado, o equipamento, que teve investimentos de R$ 21,6 milhões, conta com estrutura para biblioteca, cinema, laboratório de literatura e línguas, salão de exposições, telecentro, salas de formação técnica, laboratório multimídia, teatro, quadras poliesportivas e pista de skate.

Apesar disso, o espaço ainda não é ocupado pelos moradores da região com atividades e eventos de integração, que são carências do bairro. “Estudamos uma parceria em torno da ocupação do espaço. Queremos, em curto espaço de tempo, oferecer à Cidade Tiradentes aquilo que ela merece, que é uma vida cultural mais intensa, com uma vida produtiva do ponto de vista cultural para se inserir no que está acontecendo de bom no Brasil”, afirmou Haddad.

“Esse Centro Cultural que a Prefeitura edificou precisa ser recheado com atividades culturais, professores, monitores e oficineiros”, ressaltou o prefeito, que também foi acompanhado do secretário municipal da Cultura, Juca Ferreira.

Danilo Miranda também exaltou as possibilidades de ocupação do Centro de Formação Cultural. “O espaço é maravilhoso. Faltam ajustes que temos de aprofundar para tornar o equipamento ainda melhor”, afirmou, reiterando a possível parceria.

“A princípio me interessa saber mais das áreas livres, que é onde vamos instalar a área esportiva e saber onde podemos construir uma piscina e ginásio poliesportivo”, completou Miranda.

Cenário cultural regional

Ao longo da visita, o coordenador geral do Centro de Formação, Guilherme César, destacou o papel da comunidade na concretização do equipamento. "É importante frisar que a construção deste centro cultural é uma conquista dos movimentos sociais e culturais do bairro, sempre muito presentes e atuantes na comunidade", afirmou. De acordo com o coordenador, já existem trabalhos solidificados como capoeira, samba, hip hop entre os munícipes de Cidade Tiradentes, que podem ser atraídos para o espaço.

"Não nos interessa somente trazer os produtores de cultura de fora. Isso é preciso, sim, mas também não podemos deixar de trabalhar com os atores culturais da própria região. Precisamos mostrar para o mundo quem são os MCs, os músicos e artistas de Cidade Tiradentes", disse o diretor regional do Sesc, Danilo Miranda.