Saiba mais sobre o programa WiFi Livre

Com o objetivo de promover inclusão digital e social por meio do acesso à internet, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT), criou o programa WiFi Livre SP. O primeiro ponto da cidade foi instalado no Pátio do Colégio, em 2014, e, atualmente, São Paulo conta com 1.088 locais de acesso à internet de qualidade, livres e seguros.

O programa está em expansão e está incluído nas determinações do Programa de Metas 2020-2023, tendo como meta, até 2024, a disponibilização de 20 mil pontos de Wi-Fi.

Ancorado em um modelo que não onera financeiramente a Prefeitura de São Paulo, o modelo de expansão adotado pelo programa vai, ao mesmo tempo, quintuplicar a distribuição de internet gratuita na cidade e gerar uma economia de mais de 80%, com investimento de R$ 2 milhões ao ano.

O serviço já conta com mais de 400 milhões de acessos, é gratuito e pode ser acessado em praças, CEUs, bibliotecas públicas, pontos de ônibus, postos de saúde, Telecentros, clubes desportivos, teatros e pontos turísticos da cidade, sempre priorizando regiões fora do centro e de vulnerabilidade social.

Com foco na segurança do sinal, a Prefeitura, assim como as empresas credenciadas que oferecem o serviço, não coletam ou fazem tratamento de nenhum tipo de dado pessoal durante a navegação.

Os dados pessoais dos usuários são invioláveis e as regras do projeto reafirmam essa garantia, com respeito à Lei do Marco Civil da Internet e a Lei Geral de Proteção de Dados.

Expansão

Publicado em 9 de outubro de 2021, o edital de credenciamento fica aberto por 60 dias (prorrogáveis). Todas as informações sobre critérios de qualidade, modelos de publicidade e outros parâmetros estão disponíveis aqui.