Saiba mais sobre o programa WiFi Livre

 

Com o objetivo de promover inclusão digital e social por meio do acesso à internet, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT), criou o programa WiFi Livre SP. O primeiro ponto da cidade foi instalado no Pateo do Colégio, em 2014, e, atualmente, São Paulo conta com 1.015 locais de acesso à internet de qualidade, livres e seguros.

Em 2023, a parceria com SME foi bem sucedida e conseguimos incorporar, através de plano de trabalho conjunto, 329 novos pontos, presentes nas secretarias de escolas municipais de ensino fundamental. Além disso, para 2024 estão previstas parcerias com o terceiro setor, visando a ampliação dos pontos.

O serviço já conta com mais de 400 milhões de acessos, desde a sua implementação. Apenas em 2023, foram mais de 16 milhões de acessos em praças, CEUs, bibliotecas públicas, pontos de ônibus, postos de saúde, Telecentros, clubes desportivos, teatros e pontos turísticos da cidade, sempre com prioriade para regiões fora do centro e em situação de vulnerabilidade social.

Com foco na segurança do sinal, a Prefeitura, assim como as empresas credenciadas que oferecem o serviço, não coletam ou fazem tratamento de nenhum tipo de dado pessoal durante a navegação.

Os dados pessoais dos usuários são invioláveis e as regras do projeto reafirmam essa garantia, com respeito à Lei do Marco Civil da Internet e a Lei Geral de Proteção de Dados.

Confira a lista completa de todos os pontos Wi-Fi da cidade