Atendimento ao Cidadão

SP156

No contexto de melhoria de fluxos, está sendo gerada economia ao integrar diferentes centrais telefônicas do município. Demandas relacionadas à defesa civil, lixo e trânsito, por exemplo, foram direcionadas ao SP156, canal que já gerencia as solicitações dos cidadãos quando os temas são zeladoria, assistência social, impostos, saúde, entre outros. A Prefeitura de São Paulo adapta o modelo americano, lá representado pelos famosos 911 e 311, propondo três referências fortes de ponto de contato com a população, o número 199 para questões de emergência (inundações, quedas de árvores, alagamentos, enchentes…), 153 para temas relativos à segurança e o 156 para notificações de ordem administrativa. Medida, aparentemente, simples, mas que exige uma forte integração dos organismos municipais e que traz como ganho a otimização máxima dos recursos em tempos de austeridade. Os canais SP156 também disponibilizam o principal repositório de informações da Prefeitura de São Paulo, o Guia de Serviços, que contém mais de 800 informações sobre serviços municipais. Conheça mais sobre o SP156 em www.sp156.prefeitura.sp.gov.br