Atendimento ao Cidadão

SP156

 

Solução de Atendimento SP156
Para simplificar a vida das pessoas na cidade, a Prefeitura de São Paulo vem construíndo uma cidade mais inteligente e humana que busca modernizar, integrar e ampliar o atendimento oferecendo informação de qualidade e acesso mais fácil à solicitação de serviços.

Para isso, a Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT) - em parceria com outros órgãos e pastas municipais – lançou o programa “Solução de Atendimento SP 156” que integra canais digitais, telefônicos e presenciais:

SP 156
Portal de atendimento com chat online: Clique aqui e saiba mais sobre o programa SP156
Central Telefônica: disque 156
Aplicativo: busque pelo app “SP156” na sua loja Android ou iOS

Presenciais
Praças de Atendimento das Subprefeituras e Descomplica SP

Descomplica SP 
Serviços disponíveis no SP156 também podem ser solicitados por meio dos Descomplica SP. Atualmente, disponível em São Miguel Paulista, Campo Limpo, Santana/Tucuruvi e Butantã.
Veja mais sobre o Descomplica SP aqui.

Carta de Serviços
Um guia de informações que visa orientar a população sobre como e onde solicitar serviços, os requisitos necessários, os prazos de atendimento, os custos ou indicativo de gratuidade, dentre outras informações.
A Carta de Serviços está disponível em todos os canais SP156.

 

Política de Atendimento

A Política de Atendimento, instituída pelo Decreto Municipal nº 58.426 de setembro de 2018, estabelece novas linhas de conduta para promoção da qualidade dos serviços públicos municipais, além de promover iniciativas de atendimento inovadoras, com foco nas necessidades e na satisfação de quem utiliza o serviço público: cidadãs e cidadãos de São Paulo.

Uma das ferramentas da Política de Atendimento é a publicação de Orientações Técnicas (OT's). Elas consolidam práticas e conhecimentos, estabelecendo um padrão mínimo de atendimento para ajudar o(a) servidor(a) a tomar decisões. Dessa forma, visamos fornecer diretrizes, padronizar ações e dar suporte às(aos) servidoras(es) que trabalham com atendimento.

Até Dezembro de 2019 foram publicadas 02 orientações Técnicas:


Como elaborar uma Carta de Serviços


Como produzir boas respostas a(o) cidadã(o)