Atendimento ao Cidadão

SP156

 

 

Solução de Atendimento SP156

Para simplificar a vida das pessoas, a Prefeitura de São Paulo vem construindo uma cidade mais inteligente e humana, buscando modernizar e ampliar a oferta de serviços públicos para aumentar a qualidade dos serviços públicos e facilitar o acesso. O foco tem sido a digitalização dos serviços, trazendo agilidade e economia para as pessoas e o governo, mas sem ignorar os desafios de acessibilidade trazidos pelas inovações tecnológicas.

Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia criou a "Solução de Atendimento SP156", uma rede de comunicação entre os cidadãos e o governo municipal. Os canais SP156 atendem por meio do portal eletrônico, do aplicativo e da central telefônica. Por meio deles, os cidadãos podem obter informações e fazer solicitações para praticamente todos os serviços oferecidos pelos órgãos e entidades municipais. É uma das maiores redes municipais de atendimento ao cidadão do mundo.

A seguir, algumas informações dos canais da Solução de Atendimento SP156.

 

SP 156

Portal SP156: Portal de atendimento com "chat" on-line: por meio do nosso portal, você pode consultar a Carta de Serviços ao Cidadão e conversar com um dos nossos operadores: Clique aqui para acessar o Portal

Central Telefônica: Disque 156 e converse gratuitamente com a nossa operação.

Aplicativo: Busque por “SP156” na loja do seu telefone (Play Store ou Apple Store).

Presenciais
Praças de Atendimento das Subprefeituras e Descomplica SP.

Carta de Serviços
A Carta de Serviços reúne o conjunto de informações necessárias sobre os serviços prestados pela Prefeitura de São Paulo. O objetivo é oferecer uma ferramenta para a população que apresente de forma centralizada todas as orientações necessárias de como e onde solicitar, quais os prazos de atendimento e custos, sobre os serviços públicos de forma simples e popular.

É um dos principais instrumentos para aproximar as pessoas do serviço público e representa o compromisso da prefeitura com a transparência, qualidade na prestação dos serviços públicos e facilitação no acesso às políticas públicas.

Atualmente são mais de 1200 Cartas de Serviços disponíveis nos Canais SP156, entre serviços informativos e solicitáveis, trazendo informações sobre todas as Secretarias da cidade.

A atualização dessas informações é diária, fruto de um esforço conjunto da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT) com os órgãos responsáveis pela prestação dos serviços.

 

Política de Atendimento ao Cidadão

Como canal de informação da Prefeitura de São Paulo, segue os objetivos e princípios estabelecidos pela Política Municipal de Atendimento ao Cidadão, estabelecidos pelo Decreto Municipal  nº 58.426/2018.

Clique aqui para acessar a Política de Atendimento ao Cidadão. 

 

Mais informações:
Assessoria de Comunicação da SMIT
inovacao@prefeitura.sp.gov.br