Prefeito visita obras do futuro Parque Linear Nova Grajaú II

As obras beneficiarão mais de 5 mil famílias da região

No dia, 27 de setembro, o Prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, o Secretário Adjunto da Secretaria Municipal de Habitação, Sidney Nery e a Secretaria Executiva do Programa Mananciais, Elisabete França, visitaram as obras do futuro  Parque Linear Nova Grajaú II.

Atualmente essa área passa por limpeza de solo do terreno para obras de macrodrenagem do Córrego Reimberg Cocaia, afim de eliminar os problemas com enchentes na região.
 
Além disso, as obras envolvem redes de água, esgoto e drenagem; implantação de viário; contenção de áreas de risco e instalações de equipamentos públicos. 
 
O parque será contemplado com urbanismo, paisagismo, campos e quadras esportivas, espaços administrativos, decks e equipamentos de ginástica. As obras beneficiarão quase 5 mil famílias da região e cerca de 2.500 famílias que sairão de áreas de risco.

As obras deste trecho foram iniciadas em junho de 2022 e estão com previsão de entrega para outubro de 2024. O total investido até o momento é de R$ 21 milhões.

Sobre o Programa Mananciais


O Programa Mananciais da Secretaria Municipal de Habitação data de meados dos anos 1990, quando foi iniciado por meio do então chamado Programa Guarapiranga, com ações de urbanização e regularização fundiária de assentamentos precários (favelas e loteamentos irregulares) especificamente na região da bacia hidrográfica Guarapiranga.

Atualmente, o Programa tem por campo de atuação tanto a região da bacia hidrográfica Guarapiranga, quanto a bacia Billings, ambas localizadas na zona sul da cidade de São Paulo. O Programa envolve ações de: (1) urbanização de assentamentos precários; (2) regularização fundiária; (3) atendimento habitacional (provisório e definitivo) de famílias reassentadas de áreas de risco ou de áreas em obras e (4) implantação de parques e áreas de lazer, bem como equipamentos públicos. O Programa Mananciais também tem por objetivo contribuir para a despoluição das represas Billings e Guarapiranga e para a proteção ambiental das áreas de influência dessas bacias hidrográficas.

Ao longo da gestão 2017-2020, foram beneficiadas 8,8 mil famílias com as obras de urbanização do Programa Mananciais. Dentro da gestão 2021-2024, considerando o balanço do primeiro semestre de 2023, já foram beneficiadas 17 mil famílias.
Na atual fase do Programa Mananciais (2021-2024), temos em andamento 24 obras de urbanização e 8 concluídas, já entregamos 1.330 unidades habitacionais e estão em andamento por volta de 7,1 mil novas unidades. Até 2024, espera-se beneficiar aproximadamente 31 mil famílias com as obras de urbanização e 8 mil famílias com unidades habitacionais e ao menos 1,7 milhão de metros quadrados de implantação de parques e áreas de lazer.

A totalidade dos investimentos previstos até 2024 em obras de urbanização e unidades habitacionais é de R$ 2,7 bilhões.
 

Fotos de Luiz Claudio Barbosa/ SEHAB