Obras de urbanização na Costa do Valado beneficia 948 famílias

A obra faz parte do Programa Mananciais e fica localizada próximo à represa Guarapiranga

As obras que foram iniciadas este mês, com previsão de término em dezembro de 2024, beneficiarão 948 famílias. O bairro Costa do Valado está inserido na região de M Boi Mirim.

Com empenho de 13 milhões, o projeto inclui uma série de melhorias. Em termos de saneamento, serão realizadas intervenções importantes, tais como a instalação de sistemas de drenagem de águas pluviais, além da implementação de redes coletoras de esgoto. Também está prevista a ampliação e melhoria da rede de abastecimento de água. Além disso, o projeto contempla a urbanização da região e a pavimentação de ruas.

Entre as vias que serão beneficiadas por essas intervenções estão a Rua Costa Valado, Rua das Três Marias, Rua Carvalheiras, Rua Fermentelos, Rua Esgueira, Rua Santa Sofia, Rua Clamecy e Rua Os Irmãos Leme, localizadas no Jardim Marquesa.

Sobre o Programa Mananciais

As bacias hidrográficas Guarapiranga e Billings, ambas localizadas na Zona Sul, fazem parte do campo de atuação do Programa Mananciais, que tem por objetivo contribuir para a despoluição e proteção de ambas as áreas. A iniciativa envolve ações de urbanização de assentamentos precários; regularização fundiária e atendimento habitacional (provisório e definitivo) de famílias reassentadas de áreas de risco ou em obras. A totalidade dos investimentos previstos até final de 2024 é de R$ 2,7 bilhões.


Na atual fase do Programa Mananciais (2021-2024) oito obras de urbanização foram concluídas e 28 estão em andamento. Foram entregues 1.452 unidades habitacionais e estão em andamento de 6,9 mil novas moradias.

Até final deste ano, espera-se beneficiar aproximadamente 31 mil famílias com as obras de urbanização e 8 mil famílias com unidades habitacionais, além da implantação de 1,7 milhão de metros quadrados de parques e áreas de lazer.
Durante a gestão 2021-2024, considerando o balanço do segundo semestre de 2023, 21 mil famílias foram beneficiadas. Ao longo da gestão 2017-2020, o programa beneficiou 8,8 mil famílias.

 

Situação do bairro antes de começar as obras