Perguntas Frequentes

CADASTRO HABITAÇÃO

Como faço para me cadastrar no CADASTRO DE DEMANDA HABITACIONAL DO MUNICÍPIO?

O interessado deve fazer seu cadastro no site da COHAB: www.cohab.sp.gov.br, link “Faça seu cadastro” e preencher a ficha de demanda habitacional. O Cadastro habilita o interessado para a seleção em programas habitacionais no município, incluído o Minha Casa Minha Vida, mas não gera obrigatoriedade de atendimento habitacional. Caso necessite de alguma informação complementar entre em contato por meio do telefone 11 3226-7900, de segunda a sexta-feira, das 08h30 às 16h00.

Como faço para saber se tenho direito a atendimento habitacional?
Para atendimento habitacional consultar a Central de Habitação (Av. São João, 299, Centro, São Paulo – SP) das 8h30 às 16h00, de segunda a sexta, tel. 3226-7900, com todos seus documentos pessoais (RG, CPF, carteira de trabalho, comprovante de endereço), ou por meio do site http://servicos.cohab.sp.gov.br/demanda/instrucoes_2014.htm

Como manter o cadastro atualizado?
Para continuar habilitado, o inscrito deve atualizar seus dados ANUALMENTE ou sempre que houver alguma alteração nas informações declaradas como endereço, renda ou composição familiar. Mesmo que não ocorra nenhuma mudança nas informações pessoais é necessário acessar o cadastro e confirmar as informações pelo menos uma vez a cada 12 meses para mantê-lo ativo.

Para tanto, basta acessar o link: http://servicos.cohab.sp.gov.br/demanda/instrucoes_2014.htm

Quanto tempo demora para receber uma unidade?
Não existe uma previsão de tempo para este atendimento. O atendimento dependerá da viabilização de empreendimentos e dos critérios de seleção dos programas, que envolve a existência de recursos orçamentários ou financiamento para o município, disponibilidade de terrenos, entre outros fatores.

A inscrição habitacional garante que eu consiga comprar um apartamento?
A inscrição habilita o interessado para a seleção nos programas habitacionais. No entanto, o preenchimento da ficha de demanda não obriga ou garante o atendimento por parte da secretaria ou COHAB-SP.

Quanto tenho que pagar pela unidade?
O valor que a família vai pagar pela unidade habitacional varia em função das diferentes modalidades dos programas habitacionais viabilizadas no município e das condições de subsídio em cada uma delas.

Pessoas solteiras também podem fazer inscrição?
Sim. Qualquer cidadão do município de São Paulo pode se inscrever nos programas habitacionais da cidade.

O cadastro habitacional no site da COHAB/SP é válido para o Programa Minha Casa Minha Vida?
Sim, o cadastro habitacional no site da COHAB/SP é utilizado para a seleção do Programa Minha Casa Minha Vida.

Se meu nome estiver no SPC/SERASA, eu posso fazer a inscrição?
Sim. Qualquer cidadão do município de São Paulo pode se cadastrar nos programas habitacionais da cidade.

Em que situação posso transferir o apartamento?
Após ter quitado seu financiamento, ou dependendo do contrato firmado mediante aprovação do agente financeiro.

Como posso saber quando meu imóvel será regularizado?
Para informações sobre o processo de regularização do imóvel é necessário entrar em contato com o plantão de atendimento da secretaria. Para consultar os dias de atendimento: clique aqui

Quais são os critérios para atendimento habitacional com novas moradias?
A política habitacional do município de São Paulo é composta por diferentes programas que articulam modalidades de atendimento provisório e definitivo, além de intervenções que visam a urbanização, a adequação e a regularização fundiária de assentamentos precários. No link a seguir constam informações referentes aos critérios para o atendimento habitacional pela Prefeitura: http://www.habitasampa.inf.br/atendimento/criterios-para-o-atendimento-habitacional/

 

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