Investimento ambiental

A Prefeitura de São Paulo, em parceria com Estado e União, investe mais de R$ 700 milhões em ações de urbanização para recuperação da represa Billings e conservação ambiental da região de mananciais no extremo sul da capital.

Resultado desse investimento, é a conclusão do Residencial Espanha com 3.860 moradias, cujas obras foram iniciadas em 2015; a implantação de um parque de 500 mil metros quadrados e equipamentos públicos com um Centro de Referencia em Assistência Social (CRAS), demanda da comunidade há anos. A implantação do Residencial Espanha também vai recuperar diversos assentamentos sem saneamento e ocupados irregularmente, com o atendimento das famílias e com obras de urbanização.

A ação é consequência de um esforço conjunto do município uma vez que os contratos de obras vinculados ao PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento) foram cancelados pelo Governo Federal em janeiro de 2017.

Com a entrega do residencial Espanha, a Secretaria Municipal de Habitação vai reassentar 3.860 famílias, recuperar córregos e criar parques lineares na região de Cidade Ademar e Capela do Socorro. Todas essas áreas são consideradas irregulares, sem infraestrutura ou saneamento básico com despejo direto de esgoto na represa Billings.

Um bom exemplo, são as obras de urbanização na comunidade Guaicuri, localizada há 2 km do Residencial Espanha. A secretaria vai reassentar as famílias que estão na beira do córrego no Residencial Espanha e no local implementar um parque linear ao longo de todo o córrego Guaicuri. O córrego Guaicuri é um importante afluente da represa Billings, com despejo direto na bacia. Serão realizadas obras de infraestrutura, com sistema de drenagem, coleta de esgoto sanitário, fornecimento de água potável às famílias em área consolidada, construção de guias e sarjetas. Serão beneficiadas cerca de 3 mil famílias com toda a ação. Após toda ação de urbanização, a área remanescente será regularizada. As obras foram iniciadas no primeiro semestre de 2018 e previsão de conclusão é segundo semestre de 2020.