Minha Casa Minha Vida

Saiba mais sobre o programa

O Minha Casa Minha Vida (PMCMV) é um programa do governo federal direcionado a enfrentar o déficit habitacional das cidades brasileiras.

Lançado em 2009, o programa encontra-se atualmente na sua terceira fase e tem como meta entregar 2 milhões de moradias de interesse social até 2018.

No município de São Paulo, famílias com renda familiar até R$ 1.800,00 (Faixa 1) podem ser atendidas pelo PMCMV – Empresas ou pelo PMCMV – Entidades. Em ambos os casos o beneficiário paga uma parcela equivalente a 5% da sua renda mensal familiar.

O PMCMV – Empresas atende as famílias da Faixa 1 por meio da transferência de recursos ao Fundo de Arrendamento Residencial (FAR) que recebe recursos do Orçamento Geral da União (OGU). As famílias beneficiadas são indicadas pelo município. Os empreendimentos são construídos por construtoras contratadas pela CAIXA.

O PMCMV – Entidades atende famílias da Faixa 1, organizadas em cooperativas, associações e demais entidades. O subsídio para a construção é concedido à entidade pela União, através do Fundo de Desenvolvimento Social (FDS). As famílias beneficiadas são indicadas pela entidade. Os imóveis podem ser construídos, adquiridos ou requalificados e sua execução é acompanhada pela CAIXA.