Programa Minha Casa Minha Vida – Entidades

CEF / Secretaria Nacional de Habitação do MInistério das Cidades

O Programa Minha Casa, Minha Vida – Entidades, foi criado pelo Governo Federal, em 2009, com objetivo de tornar a moradia acessível às famílias organizadas por meio de cooperativas habitacionais, associações e demais entidades privadas sem fins lucrativos.

O programa, ligado à Secretaria Nacional de Habitação do MInistério das Cidades, é dirigido a famílias de renda familiar mensal bruta de até R$ 1.600,00 e estimula o cooperativismo e a participação da população como protagonista na solução dos seus problemas habitacionais.

O processo de escolha das famílias deve ser transparente, sendo obrigatória a publicização dos critérios de seleção nos meios de comunicação do Município. Para participar do Programa, a entidade precisa estar previamente habilitada pelo Ministério das Cidades e a proposta deve ser selecionada, após a análise e aprovação dos projetos pela CAIXA.

Como participar do Programa Minha Casa Minha Vida - Entidades

Para participar do Programa você deve:

- Estar filiado a uma entidade habilitada pelo Ministério das Cidades.

Para saber se a entidade já está habilitada, clique aqui.

Uma vez filiado, procure se informar sobre a entidade, conhecer sua história e seu projetos já desenvolvidos. É necessário que participe das reuniões, discussões sobre os projetos e sobre o programa. Procure também participar das assembléias da entidade. A entidade que você é filiado deve aprovar em assembléia o critério de participação das famílias, os projetos, a eleição da CAO (Comissão de Acompanhamento de Obras) e CRE (Comissão de Representantes do Empreendimento) e eventuais contrapartidas necessárias ao empreendimento.

Mais informações:

Consulte o site do Ministério das Cidades

Conheça os critérios utilizados para seleção de demanda

 

Como se cadastrar no programas habitacionais da Prefeitura da Cidade de São Paulo:

Consulte o site da Cohab/SP

Conheça as obras em andamento pela Secretaria Municipal de Habitação:

Consulte o site do Habisp.plus