Projeto de urbanização de Paraisópolis é referência internacional em habitação sustentável

Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ) e Secretaria Nacional de Habitação conhecem moradias populares com ações de sustentabilidade e eficiência energética

A equipe técnica e social da Secretaria Municipal de Habitação recebeu nesta segunda-feira (10) um grupo de arquitetos e urbanistas da Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ) e Secretaria Nacional de Habitação para visita técnica aos conjuntos referência em ações de sustentabilidade. A visita é resultado da cooperação entre o Ministério das Cidades e a GIZ para incentivar o desenvolvimento sustentável e a eficiência energética em projetos de habitação social, com melhorias na área de sustentabilidade para o Programa Minha Casa Minha Vida - PMCMV, especialmente para a Faixa 1, famílias cuja renda mensal pode chegar até R$ 1.800.

O grupo visitou os condomínios E e G, entregues em 2012, e as obras para construção de novas unidades no Parque Sanfona, cujo projeto também prevê o atendimento aos critérios exigidos pela Caixa para concessão do Selo Azul.

A Secretaria Municipal de Habitação recebeu o Selo Azul da Caixa para dois conjuntos entregues em 2012, o Condomínio E, com 127 apartamentos e G, com 44 apartamentos, ambos construídos com recursos do governo federal PAC - Urbanização de Favelas, e reconhecidos no “Nível Ouro”, pela qualidade socioambiental do projeto.

Os conjuntos atenderam a 39 critérios de sustentabilidade, todos relacionados qualidade urbana, com melhorias no entorno e recuperação de áreas degradadas; projeto e conforto, com iluminação natural das áreas comuns; conservação de recursos materiais, com a utilização de componentes pré-fabricados e facilidade de manutenção da fachada; gestão de água, com dispositivos economizadores e práticas sociais, com capacitação profissional e ambiental dos moradores.

Secretário Adjunto de Habitação, Aloisio Pinheiro, equipe da GIZ e Secretaria Nacional de Habitação fizeram o plantio de três mudas no canteiro de obras como ato simbólico de selagem da visita


Parque Sanfona terá 399 novas moradias com soluções eficientes e sustentáveis

O grupo também visitou as obras para construção de 399 moradias no Parque Sanfona. As obras de infraestrutura foram iniciadas em 2015 e fazem parte da 3ª etapa do projeto de urbanização de Paraisópolis, iniciado em 2005. O projeto contempla soluções eficientes e sustentáveis exigidas pela Caixa para obtenção do Selo Azul.

Em uma área de 10.918 m², foram realizadas obras emergências de contenção para evitar deslizamentos, e obras de adequação no terreno que vai receber 399 unidades habitacionais, cujas obras têm previsão de início em setembro deste ano.

Além da Agência Alemã de Coordenação Internacional (GIZ), participaram da visita representantes da Secretaria Nacional de Habitação, do Ministério das Cidades; o Conselho Gestor de Paraisópolis, grupo deliberativo sobre deliberativo sobre as políticas habitacionais e de urbanização na região, e equipe social e técnica da Secretaria Municipal de Habitação.

Perspectiva das novas 399 unidades no Parque Sanfona

Secretaria Nacional de Habitação e representantes da GIZ visitam obras no Parque Sanfona

Equipe da Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ) em visita às obras do Parque Sanfona

Após a visita às obras, equipe social e técnica da Secretaria Municipal de Habitação apresentou os critérios de sustentabilidade elencados nos projetos

Equipe técnica, de obras e social da SEHAB, Conselho Gestor de Paraisópolis, e representantes da Secretaria Nacional de Habitação e GIZ