VILA DOS IDOSOS: Secretaria de Habitação e COHAB entregam Vila dos Idosos

 
 Ydília: Moradora de uma das unidades
entregues

 A Vila dos Idosos tem o formato de um U, espelho d´água no meio do gramado, varandas nos andares superiores, uma quadra de bocha, quatro pavimentos com 145 apartamentos, três salões de festas, horta comunitária, três halls de elevadores, sala de administração, portaria e um biblioteca no meio do empreendimento.

É nesse belo empreendimento que 145 famílias estão vivendo desde a semana passada, na região do Pari. O local ganhou o nome de Vila dos Idosos pois tem como finalidade abrigar exclusivamente pessoas com mais de 65 anos.

Ydília tem 80 anos, sua irmã Fausta, 81. Ambas irão morar na Vila dos Idosos. Fausta vai logo avisando: “sou uma jovem senhora, por isso pode me tratar por ‘você’. Estou muito feliz. Você não faz idéia do quanto! Faz um tempão que estamos esperando esse empreendimento. Está tudo tão bonito! ” Ydília já começou a fazer a mudança. “Olha aqui a chave da minha casa. Quero me encontrar com o prefeito para agradecer-lhe pessoalmente o esforço para levantar e terminar a obra. A gente sabe que tem político que começa uma obra e depois não termina, deixa pra lá. Ele não. Falou que ia fazer e fez! “, afirma Ydília.
 

 

Viver bem permite viver mais, por esse motivo a Vila dos Idosos é adaptada às necessidades físicas dos residentes, o que implica em portas mais largas, áreas com fácil acesso, ventilação cruzada, adequação dos pisos e altura das janelas. Com todos esses itens observados será possível fomentar a autonomia e independência do idoso.

A Vila dos Idosos tem 145 apartamentos distribuídos em quatro pavimentos, com 88 quitinetes de 29m² e 57 apartamentos, com um dormitório, de 43m². Do total de unidades, 16 quitinetes e 9 apartamentos no térreo foram projetados para pessoas com dificuldade de locomoção e espaço para circulação de cadeiras de rodas. O terreno onde está o empreendimento tem 7.361,75 m² e 8.193 m² de área construída.

A construção do edifício foi projetada para envolver a Biblioteca Municipal Adelpha Figueiredo, localizada junto ao terreno, deixando-a como parte central do projeto. Com a biblioteca situada no centro dos quatro pavimentos, a Vila dos Idosos passa a ter um grande diferencial.

A seleção dos moradores foi feita pela Sehab/Cohab seguindo os seguintes critérios: idade acima de 65 anos, renda de até três salários mínimos e residência há mais de quatro anos na cidade. Famílias pouco numerosas, pessoas que vivem sozinhas e pessoas com deficiência física e com mobilidade reduzida tiveram prioridade na seleção. O desafio é manter o projeto voltado para seu público alvo – os idosos, por isso, a pós-ocupação é de extrema importância. Na Vila dos Idosos os moradores terão garantia de moradia enquanto estiverem dentro dos requisitos pré-estabelecidos para atendimento da demanda. Por esse motivo o acompanhamento dessas pessoas é fundamental. É importante ressaltar que a Vila dos Idosos não é uma “casa de repouso”, mas sim uma alternativa de moradia para pessoas mais idosas de baixa renda.

Maria José Gomes tem 69 anos e já está finalizando a mudança para a casa nova. “Meu filho e minha neta estão me ajudando com a mudança. Não vejo a hora de colocar carpete no chão, cortina na janela. Será que dá tempo antes do prefeito chegar? Quero tudo arrumado”, preocupa-se ela. Maria José ficou com o apartamento 115, no primeiro andar e já fez amizade com Antônio, outro futuro morador, seu vizinho de porta. “Espero que as pessoas que vieram morar aqui sejam ativas como eu. O idoso tem de ser independente, cuidar da sua vida. É claro que nem todos podem isso, mas morar aqui já é um começo”, diz ela.

Essa é uma forma que a Prefeitura de São Paulo encontrou de oferecer qualidade de vida para uma camada da população que nem sempre é priorizada. Além disso, o projeto visa à integração social e o bem estar físico e mental do idoso, não permitindo que ele seja um fardo para sua família, mas que tenha uma vida mais duradoura e agradável. Ao conviver com outras pessoas que têm interesses em comum o idoso sente-se integrado à vida social. O projeto visa justamente resgatar a qualidade de vida dessas pessoas.

Os moradores estarão inseridos no Programa de Locação Social, desenvolvido pela Secretaria de Municipal de Habitação, pelo qual pagam um valor altamente subsidiado. Por esse programa, o morador não compra o imóvel, penas paga um aluguel compatível com os seus rendimentos, em torno de um quarto do salário mínimo. Com uma localização excelente e com um fácil acesso à região central da cidade, a Vila dos Idosos trará grandes benefícios aos moradores, que além de compartilharem benefícios comuns, terão maior facilidade no acesso aos serviços públicos e de saúde.

Ver mais fotos