Desafios da Habitação: Lançamento de livro encerra encontro internacional sobre urbanização de favelas

A Secretaria Municipal de Habitação e a Alianças de Cidades concluíram nesta sexta-feira, dia 14, no Hotel Intercontinental, o encontro internacional de especialistas em urbanização de favelas. Participaram durante toda a semana (de evento) delegações de Lagos (Nigéria), Ekurhuleni (África do Sul), Cairo (Egito), Manila (Filipinas), Mumbai (Índia), Accra (Ghana), Santiago (Chile) e La Paz (Bolívia). Além do encerramento do Diálogo Internacional sobre Políticas Públicas - "Desafios da urbanização de favelas: compartilhando a experiência de São Paulo", também foi lançado o livro "Urbanização de Favelas - A experiência de São Paulo", com edição e produção da Superintendência de Habitação Popular de Sehab, com vasta documentação técnica e social de seus principais projetos de urbanização na Capital.

O Diálogo Internacional sobre Políticas Públicas foi encerrado em grande estilo, as delegações participantes não pouparam elogios aos trabalhos da Prefeitura do Município de São Paulo. Pela manhã, o evento teve audiência ampliada com a participação de instituição acadêmicas, de pesquisa, organizações governamentais e não governamentais. Os urbanistas internacionais apresentaram suas conclusões sobre as experiências compartilhadas durante a semana. Garantiram que as obras de urbanização da Prefeitura Municipal de São Paulo são de alta qualidade, o que torna a cidade um exemplo mundial. Além disso, evidenciaram a qualidade das informações e atualizações das favelas, loteamentos e cortiços, através do Sistema de Informações Gerenciais, o Habisp. Agora, com o novo sistema de planejamento, é possível classificar as áreas mais precárias e, com isso, definir quais são as regiões prioritárias para a urbanização. Esse instrumento é inédito, superou as expectativas dos estrangeiros e pode ser conferido através do site: www.habisp.inf.br.

A idéia do evento foi compartilhar experiências em um intercâmbio de alto nível com cidades que enfrentam problemas similares para superar os desafios urbanos. O Programa de Urbanização de Favelas da cidade de São Paulo foi o ponto de partida para o início do aprendizado. Após dias de apresentações, palestras, debates e visitas o encontro chega ao fim com a convicção de que não só os sucessos foram apresentados, como também foram temas de debates os limites e percalços de cada cidade presente.

No encerramento foi lançado o livro pela Secretaria Municipal de Habitação de São Paulo que contempla ilustrações, mapas, fichas técnicas, projetos e textos sobre as intervenções de urbanização nas favelas de Heliópolis, Paraisópolis, Jardim Olinda, Jardim Tietê (Vitotoma Mastroroza), Santa Inês/ Nossa Senhora Aparecida, Nova Jaguaré, Recanto dos Humildes, Jardim São Francisco e Vila Nilo. Com a publicação do livro, os leitores poderão obter dados sobre a urbanização de favelas e informações referentes a programas importantes da Sehab, que auxiliam a integração da comunidade carente à sociedade formal, como: Regularização Fundiária, Programa de Urbanização de Favelas, a Ação social no pós-ocupação das áreas que passam por modificações e o Sistema de Informações para Habitação Social na cidade de São Paulo (Habisp).

 

Conheça o site: Desafios da Habitação


Leia mais:

Prefeito recebe delegações estrangeiras

Delegações Internacionais mostram projetos para urbanização de favelas

Delegações internacionais visitam obras de urbanização em favelas

Delegações estrangeiras visitam favela de Paraisópolis

Delegações internacionais debatem visita às favelas