PREFEITURA DE SÃO PAULO

Urbanização no bairro da Galiléia em Parelheiros irá beneficiar 351 famílias

As intervenções fazem parte do Programa Mananciais com conclusão prevista para junho deste ano

17/04/2024 09h07

Mapa de Intervenções da Obra

As obras de urbanização no bairro da Galiléia conduzidas pela Secretaria Executiva do Programa Mananciais integram o projeto da Bacia Guarapiranga, especificamente na Sub-bacia do Ribeirão Parelheiros, sob a jurisdição da subprefeitura de Parelheiros.

As intervenções tiveram início em janeiro de 2023 como parte da primeira fase e têm previsão de conclusão em junho de 2024, beneficiando 94 famílias.

Nesta fase inicial, serão investidos mais de R$ 3 milhões em intervenções que abrangem a instalação de um coletor de esgoto ao longo da Rua Galileia e do córrego até a Estrada Ecoturística de Parelheiros. Além disso, será construído um calçadão para pedestres, um deck sobre o lago local e haverá tratamento em parte do córrego. Até agora, já foram concluídos 140 metros das redes de esgoto.

A segunda etapa, a ser realizada na favela Jardim Álamo/Nova Era, incluirá a canalização do córrego próximo ao núcleo urbano, redes de saneamento e melhorias no sistema viário e vielas, além de outros aspectos a serem estudados no projeto. Essas obras irão beneficiar 247 famílias que residem em uma região classificada como de alto risco hidrológico (R3).

Projeto / Corte do Deck no lago

Sobre o Programa Mananciais

As bacias hidrográficas Guarapiranga e Billings, ambas localizadas na Zona Sul, fazem parte do campo de atuação do Programa Mananciais, que visa contribuir para despoluição e proteção dessas áreas. O programa inclui urbanização de assentamentos precários, regularização fundiária e atendimento habitacional de famílias reassentadas de áreas de risco ou em obras. O investimento total até o final de 2024 é de R$ 2,7 bilhões.

Na fase atual do Programa Mananciais (2021-2024), foram concluídas oito obras de urbanização e outras 28 estão em andamento. Foram entregues 1.452 unidades habitacionais e estão em construção mais 6,9 mil moradias.

Estima-se beneficiar cerca de 31 mil famílias com obras de urbanização e 8 mil famílias com novas unidades habitacionais até o final do ano, além da implantação de 1,7 milhão de metros quadrados de parques e áreas de lazer.

Durante a gestão 2021-2024, até o segundo semestre de 2023, 21 mil famílias foram beneficiadas. Entre 2017 e 2020, o programa beneficiou 8,8 mil famílias.