Chácara do Conde: Prefeito vistoria obras de urbanização do Programa Mananciais, região sul da cidade

PMSP

O prefeito de São Paulo vistoriou, no último dia 10, as obras de urbanização executadas na Chácara do Conde, parte da área de manancial na Represa Guarapiranga, no distrito de Grajaú, ocupada por moradias irregulares há cerca de 20 anos. O local passa por uma série de melhorias de infra-estrutura realizadas pela administração municipal em convênio com os governos estadual e federal. O objetivo é urbanizar favelas e preservar os mananciais das represas Billings e Guarapiranga, principais fontes de abastecimento de água na capital.  

Encravada em uma área de 275 mil metros quadrados, a Chácara do Conde aos poucos deixa de ser uma favela para se tornar um bairro com toda a infra-estrutura. As obras de urbanização, que atenderão cerca de 600 famílias, incluem a execução de redes de água, esgoto e drenagem, pavimentação, construção de guias e sarjetas, obras de contenção em muros e encostas, área de lazer e paisagismo. A Prefeitura pretende construir ainda um parque ao longo do córrego Cocaia. Já está em uso pela comunidade, totalmente pronta, uma quadra poliesportiva com grama sintética.

Em parceria com os governos estadual e federal, a Prefeitura urbaniza áreas de mananciais na Cidade ocupadas por moradias irregulares. Os serviços são executados pela Secretaria Municipal de Habitação, por meio do Programa Mananciais, que atende as famílias das proximidades das represas Billings e Guarapiranga. 

Juntos, a Prefeitura, o Governo do Estado, por meio da CDHU e da Sabesp, e o Governo Federal estão investindo cerca de R$ 900 milhões na urbanização de 81 áreas na capital que passam por grandes adequações de infra-estrutura urbana e saneamento básico, incluindo a Chácara do Conde. Os recursos da Prefeitura nesta área são R$ 12 milhões. A participação do Governo do Estado, nesta etapa dos serviços, consistirá no apoio às obras com ações da Sabesp e da Secretaria de Saneamento e Energia.