Prefeitura autoriza obras no Edifício Prestes Maia para atender famílias de baixa renda

As obras serão feitas dentro do Programa Pode Entrar e vão favorecer 287 famílias de baixa renda.

Placa com as informações da obra sobre a reforma do Edifício Prestes Maia

O prefeito Ricardo Nunes assinou, nesta sexta-feira (16), a ordem para início de obras no Edifício Prestes Maia, no centro da cidade. No total, 287 famílias serão beneficiadas com a iniciativa, que faz parte do Programa Pode Entrar, com entrega prevista para junho de 2024. O documento foi assinado durante cerimônia no próprio edifício, que contou com a presença dos futuros proprietários dos imóveis. Também participaram o secretário municipal de Habitação, João Farias, e o presidente da Cohab-SP, Alex Peixe.

O Termo de Colaboração é um instrumento de formalização para que a associação/movimento tenha a gestão sobre as áreas a serem construídas ou requalificadas. Ou seja, o projeto e a execução se tornam de responsabilidade da entidade.

O prefeito de São Paulo destacou a importância do evento. “Sou um prefeito que saiu da periferia, do Parque Santo Antônio, e sei como esse momento é especial para cada um”, disse Ricardo Nunes. O prefeito ressaltou a política habitacional desenvolvida hoje na cidade. “Em outros governos, de 2013 a 2016, foram terminadas 5.500 unidades habitacionais na capital. E, em um ano e meio, nós já entregamos 4.420 unidades e vamos entregar 49 mil até 2024”, afirmou o prefeito.

Prefeito assina o termo para as obras no Edifício Prestes Maia

O Edifício Prestes Maia atenderá as famílias cadastradas nas associações participantes da modalidade “Entidades”, do Programa Pode Entrar. O imóvel foi desapropriado recentemente, após os moradores se retirarem para possibilitar a contratação das obras. “É possível o morador de baixa renda morar no centro da cidade, quando se tem uma política voltada para esse trabalhador, como o Programa Pode entrar”, afirmou, emocionada, a coordenadora do Movimento de Moradia na Luta por Justiça, Ivaneti Araújo.

Para o presidente da Cohab, Alex Peixe, “nada melhor para revitalizar a região central da cidade do que estimular a habitação. Serão, no mínimo, mil pessoas beneficiadas diretamente por essa obra no Edifício Prestes Maia”, explica o presidente da COHAB.

Ao todo, serão investidos mais de R$ 76 milhões, recursos do município para a reforma do empreendimento. O projeto do Edifício Prestes Maia contemplará 287 unidades habitacionais, com dois blocos, térreo e mais 21 pavimentos.

A infraestrutura dos apartamentos incluirá metragem entre 35,46 m² a 56,33 m², com dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. Os futuros moradores poderão usufruir de áreas de lazer coberta e descoberta, salão condominial e garagem coberta.

“Nós temos hoje uma política habitacional que respeita a população”, afirma o secretário Municipal de habitação, João Farias. “Temos uma administração municipal que respeita quem não consegue comprovar renda, quem está com nome negativado e quem ganha um salário mínimo", disse o secretário.

Famílias que irão morar no prédio após a reforma, assistem a cerimônia.

Programa Pode Entrar 

O Programa Pode Entrar conta com recursos exclusivos da Prefeitura e institui ferramentas que facilitam o acesso à casa própria para famílias de baixa renda. Ele permite ao município impulsionar a habitação na cidade com a construção de empreendimentos habitacionais de interesse social, a requalificação de imóveis urbanos e a aquisição de unidades habitacionais.

Recentemente, a Prefeitura publicou o edital para compra de 45 mil unidades habitacionais, com um investimento de R$ 8 bilhões. As moradias irão atender famílias que estão no cadastro da Cohab e no auxílio-aluguel do município. Assim, a administração municipal pretende zerar o banco de famílias que recebem o benefício.

Dados de Habitação
 
De 2017 até o momento, foram entregues mais de 33 mil moradias à população paulistana, das quais 19,5 mil diretamente pelo município, em parceria com os governos Estadual e Federal. Outras 14,3 mil unidades são os Empreendimentos de Habitação de Interesse Social (HIS), que foram produzidos pela iniciativa privada com incentivo da Prefeitura. Entre 2021 e 2022, foram entregues mais de 4.632 unidades habitacionais. Outras 13 mil novas moradias estão em obras.