Prefeitura inicia pavimentação na comunidade Jardim Keralux na Zona Leste

O local, onde era a antiga empresa Keralux em Ermelino Matarazzo, começa a ser asfaltado nesta segunda-feira (27)

imagem do início de pavimentação de uma das ruas no Jd. Keraluz.

Início das obras de pavimentação em umas das ruas no Jd. Keraluz, zona leste

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Habitação (Sehab), iniciou os procedimentos para pavimentação das ruas da comunidade Jardim Keralux, em Ermelino Matarazzo, na Zona Leste. A área foi ocupada na década de 90 e se tornou o local de moradia de 3.600 famílias.

Com o contrato já assinado, as obras começam hoje (27) com a execução dos serviços de pavimentação, drenagem de águas pluviais e complementação de rede de esgotamento sanitário. As ruas da comunidade que serão contempladas são: Rua Salesópolis, Rua Maria Lucia Petit, Rua Feira de Santana, Rua das Palmeiras, Rua Vale do Amanhecer, Rua Cândido Rosa, Rua Paulo Fonteles e Rua Ayrton Senna.

O investimento para as intervenções é de R$ 4.489.320,50 (quatro milhões, quatrocentos e oitenta e nove mil, trezentos e vinte reais e cinqüenta centavos) e o período para a execução das obras é de 6 (seis) meses.

O loteamento onde se estruturou o Jardim Keralux pertencia ao Banco do Brasil (BB), que recebeu a área após operação de empréstimo e falência da empresa chamada Keralux S/A Revestimento Cerâmicos, proprietária de aproximadamente 90% da terra. Os outros 10% sempre foram de propriedade do município.

Em negociação iniciada há mais de uma década, o Banco do Brasil e a Prefeitura de São Paulo chegaram a um acordo em 2017, para encerrar o processo judicial e regularizar a situação do terreno.

Além da falta de pavimentação, a área apresenta vários problemas urbanísticos e ambientais, entre eles a ausência de regularização ambiental e falta de canalização de córregos. Os estudos para a implementação desses serviços já estão sendo levantados pela Sehab.