Cidade Solidária chega aos cortiços e ocupações mais vulneráveis do Centro

Famílias recebem mantimentos, com itens de alimentação, limpeza e higiene, e orientações das equipes de saúde básica da Prefeitura de São Paulo

Famílias recebem as doações e orientações das equipes de saúde básica da Prefeitura de São Paulo

A Prefeitura de São Paulo em parceria com a sociedade civil, está atendendo famílias em situação de vulnerabilidade em cortiços e ocupações na cidade por meio do programa Cidade Solidária. São 2.732 famílias em situação de extrema precariedade na região central que estão recebendo mantimentos, como itens de alimentação, limpeza e higiene, e orientações por meio das equipes de saúde do Consultório na Rua e NASF – Núcleo de Apoio à Saúde da Família. Por meio do departamento social, a Secretaria Municipal de Habitação (Sehab) realizou o mapeamento dos cortiços e ocupações, apontando os locais prioritários para a distribuição dos mantimentos.

Paralelo as entregas, às equipes de saúde realizam um trabalho orientativo sobre como se prevenir e como identificar sintomas da covid-19. As equipes de saúde também estão aplicando vacinas contra gripe em adultos e crianças. A ação amplia a rede de apoio às famílias em situação precária nessa época de pandemia.

 

Cidade Solidária

O programa Cidade Solidária surgiu em 7 de abril e une a administração pública e entidades organizadas da sociedade civil para criação de uma rede de solidariedade que ajude pessoas em situação de extrema vulnerabilidade durante o período emergencial em que vivemos.

O objetivo é convocar a população para doar cestas básicas (alimentos e limpeza/higiene) em nove pontos de coleta distribuídos pela cidade e/ou dinheiro para um fundo que viabilizará a aquisição de mantimentos para as pessoas e famílias em situação de extrema vulnerabilidade.

A ação conta com o suporte de diversas secretarias municipais, entre elas, Assistência e Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Cidadania, Saúde, Desenvolvimento Urbano, Cultura, Habitação, Pessoa Com Deficiência, Desenvolvimento Econômico e Trabalho.

Quantos às organizações da sociedade civil, já estão participando entidades como a Fundação Tide Setúbal, Ação Educativa, Instituto Alana, Itaú, Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), Instituto Acaia, WRI, União dos Movimentos de Moradia, União dos Movimentos de Cortiço, Movimento Terra de Deus, Terra de Todos, Todos pela Educação e Cruz Vermelha. Além destas entidades, diversas outras estão sendo convocadas para participar do Cidade Solidária.

Acesse https://www.spcidadesolidaria.org/ ou ligue 156 para saber mais.