Prefeitura segue entregando títulos de Regularização Fundiária para famílias paulistanas

Moradores de três áreas localizadas na região oeste da capital receberão títulos de regularização de suas casa.

A Prefeitura Municipal de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Habitação (Sehab), entregou 95 títulos de Regularização Fundiária para famílias da zona oeste da capital.

A documentação é referente a concessão de uso de terra para famílias que moram na região há mais de 30 anos. O evento foi realizado às 11 horas durante o Mutirão nos Bairros do Butantã, que aconteceu no sábado (23), na Rua Anésio João da Silva, esquina com a Avenida Engenheiro Antônio Eiras Garcia (altura do nº 6.400), no Jardim Arpoador.

As famílias contempladas são dos loteamentos Juan de Salazano, Nicola Ciola e Archelaos de Priene; todos nas proximidades do Butantã.

“A gestão do Prefeito Bruno Covas tem se dedicado a fazer do programa de regularização fundiária uma referência para a política habitacional de São Paulo. A regularização acaba com uma situação complicada para as famílias, que eram donas da terra, porque moravam nelas há anos, mas não tinham a garantia da posse de seus imóveis. Com a entrega, a propriedade passa a ser de fato, de verdade, para que o dono faça o que for melhor para a sua família”, destacou João Farias, secretário municipal de habitação da cidade de São Paulo.

Maria Alves da Silva, moradora da área Archelaos de Prieneque, que foi regularizada 

Para Maria Alves da Silva, 78 anos, moradora há mais de 30 anos da área denominada como Archelaos de Priene, é uma conquista muito esperada. " Estou muito feliz. Agora me sinto em paz".

O loteamento Archelaos de Prieneque está inserido no perímetro da ZEIS-1, consolidou-se em meados de 1966, sendo aberto processo administrativo para tratar da regularização registraria do loteamento, que até então era desprovido de infraestrutura. A área foi objeto de estudo que resultou no Laudo Técnico/Geotécnico de Vistoria, que confirmou a viabilidade de regularização fundiária do assentamento, do ponto de vista urbanístico, ambiental, geológico e hidrológico.

O Programa Municipal de Regularização Fundiária, elaborado pela Secretaria Municipal de Habitação, visa beneficiar mais de 160 mil famílias com ações de regularização até o fim de 2020. Os moradores que recebem o título têm a segurança da posse da moradia, que se torna uma moradia legalizada e reconhecida pela Prefeitura. É uma forma de promoção de qualidade de vida para seus moradores, que passam a ter direito aos serviços públicos e ao exercício da cidadania.

Balanço de Regularização

Entre janeiro de 2017 e setembro de 2019, 57.779 famílias foram beneficiadas com procedimentos de regularização fundiária em São Paulo. Somente este ano, foram beneficiadas 7.022 famílias com ações viando a regularização de moradias.
De acordo com a meta da Prefeitura, no biênio 2019-2020, mais 150 mil famílias devem ser beneficiadas por procedimentos de regularização fundiária.