Cerca de 400 famílias do Extremo Sul são beneficiadas com regularização fundiária

A ação da Prefeitura faz parte do plano de metas e atua em áreas públicas municipais ocupadas para fins de moradia por população de baixa renda

Secretário João Farias discursa para as famílias que receberam o título de Regularização Fundiária. (FOTO:Sehab)

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Habitação (SEHAB), entregou neste domingo (20) 366 títulos de regularização fundiária para famílias do M'Boi Mirim, no Extremo Sul da capital.

Os loteamentos contemplados foram o Jardim Alto da Riviera II, IV, V, IX, Parque Santo Amaro I, Parque Independência, Recanto Santo Antônio I, Jardim Cris, Francisco Xavier de Sales e Jardim Guarujá II.

A construção dos núcleos habitacionais teve inicio a partir de ocupações em áreas públicas, na década de 1970. As famílias aguardam a regularização há 40 anos. Em 2010 essas áreas foram incluídas no planejamento estratégico da secretaria. Posteriormente, em 2014, iniciou-se o processo de desafetação e agora, com a finalização dos procedimentos de regularização fundiária, a entrega da matrícula para as famílias.

"Hoje vocês podem dizer que são legalmente donos de suas casas. A entrega desses títulos significa garantia para fazer um financiamento e segurança para deixar o imóvel para os filhos no futuro", afirmou o secretário municipal de Habitação, João Farias.

A aposentada Edith Batista, de 70 anos, e a dona de casa Iolanda do Nascimento, de 66, moradoras do Alto da Riviera, estavam satisfeitas com as regularizações.

"Sou mãe de seis filhos e cinco deles têm moradia própria. Estou feliz pois poderei deixar a casa onde moro para minha caçula, de 23 anos. É a única que não possui imóvel em seu nome", disse Edith. Já Iolanda enfatizava ter se livrado de uma grande preocupação: "É uma segurança muito grande. Posso levar a vida com mais calma a partir de agora", declarou.

Francisco Inácio da Silva recebe o título entregue pelas autoridades presentes no evento. (FOTO:Sehab)

Áreas consolidadas

Alguns locais já passaram por problema de infraestrutura mas, atualmente, se encontram consolidados. Possuem infraestrutura urbana e estão devidamente integrados à cidade formal, fazendo parte de todas as rotinas tais como coleta de resíduos sólidos.

A ação faz parte do plano de metas da Prefeitura e atua em áreas públicas municipais ocupadas para fins de moradia por população de baixa renda.

Dados de Habitação
Ao longo dos últimos dois anos 57.779 famílias já foram beneficiadas com procedimentos de regularização fundiária. No ano de 2019, foram beneficiadas 7.022 famílias com regularização fundiária, destas, 821 famílias em M’Boi Mirim.