Secretaria Municipal de Habitação finaliza atendimento às famílias atingidas pelo incêndio sob a Ponte do Jaguaré

Todas as famílias foram cadastradas nos programas habitacionais do Município

A Secretaria Municipal de Habitação, por meio do Departamento Social, realizou um novo atendimento para cadastrar as famílias que viviam em uma ocupação debaixo da Ponte do Jaguaré, no programa de auxílio aluguel da Prefeitura de São Paulo. O local foi atingido por um incêndio que destruiu todas as 86 moradias improvisadas, no último dia 21 de junho.

A última fase do serviço de cadastramento foi realizada no CEU Jaraguá, entre os dias 26 e 28. Ao todo, 65 famílias compareceram para o cadastramento. Destas, 63 famílias serão beneficiadas com o auxílio no valor de R$ 400, disponibilizados por 12 meses podendo se estender por mais 12. Duas famílias foram cadastradas recentemente na área Japiaçu, pertencente ao PIU Leopoldina. As outras 19 famílias identificadas na data do incêndio, não compareceram no período de cadastramento de 22/06/2019 a 24/06/2019.

Desde 2017, a Sehab acompanhava a situação da ocupação tendo, inclusive, realizado o cadastro de todas as famílias nos programas habitacionais do Município, sempre orientando sobre a demanda já existente. 

“Sabemos da necessidade de moradia urgente por parte dessas famílias. Porém, existe uma lista de mais de 130 mil famílias aguardando por unidades habitacionais e iremos sempre respeitar essa demanda existente. O auxílio aluguel não soluciona todos os problemas, mas é uma ferramenta para contribuir com o morador quanto ao pagamento do aluguel”, destacou o Secretário Municipal de Habitação, João Farias.

Pela manhã desta sexta-feira (28), momentos após o Corpo de Bombeiros controlar o fogo, técnicos da Sehab, juntamente com o secretário, estiveram no local para monitorar a situação das famílias que viviam na área. Ao todo, segundo cadastro realizado pela Sehab em 2017, havia mais de 90 pessoas morando na ocupação.

Na ocasião, foi realizado o encaminhamento dos moradores para atendimento junto à Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), além da oferta do auxílio aluguel e o reforço do compromisso para atendimento habitacional definitivo.

Na imagem, a foto do secretário municipal de habitação, João Farias, durante o atendimento às famílias atingidas pelo incêndio sob a Ponte do Jaguaré Secretário Municipal de Habitação, João Farias, durante o atendimento às famílias atingidas pelo incêndio na Ponte do Jaguaré.