Prefeitura entrega mais de 900 títulos de propriedade para moradores da Vila Primeiro de Outubro na Zona Leste

A ação faz parte do plano de metas da prefeitura de São Paulo que prevê beneficiar 210 mil famílias em toda cidade

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Habitação e da Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo (Cohab-SP), entrega neste domingo (9) cerca de 960 títulos de propriedades para moradores da Vila Primeiro de Outubro, Zona Leste da capital.

Imagem do prefeito Bruno Covas discusando durante evento

O prefeito Bruno Covas em discurso sobre a entrega dos títulos de propriedade

O Loteamento teve início em 1922, com a venda de alguns lotes. Em meados da década de 70 iniciaram as primeiras ocupações, que deram origem ao loteamento denominado Vila 1º de outubro. Em 2009 o loteamento foi incluído no programa de regularização da Secretaria Municipal de Habitação. Em 2010, após execução de obras de infraestrutura, o processo de regularização foi encaminhado para expedição de Auto de Regularização.

A selagem dos imóveis e o cadastramento das famílias foram iniciados em 2013 e todos os procedimentos necessários para viabilizar o registro do direito real de propriedade foram realizados. Ao todo serão entregues 960 títulos de propriedade.

O processo faz parte do Programa de Regularização Fundiária da Secretaria Municipal de Habitação que providencia o título de propriedade às famílias moradoras de áreas irregulares.

Imagem do Secretário Municipal de Habitação, João Farias discursando

O secretário municipal de habitação, João Farias, em discurso para moradores da Vila 1º de Outubro

"Hoje é um dia especial para quem mora no 1º de Outubro, uma luta que começou há mais de 30 anos e hoje a prefeitura garante a permanência dessas pessoas com a Regularização Fundiária", declarou o secretário municipal de habitação, João Farias.

Com os títulos, as posses são oficialmente reconhecidas e os moradores têm garantia no exercício de seu direito à moradia, com segurança jurídica, acesso a serviços públicos e a possibilidade de melhorar seus imóveis, inclusive pela obtenção de crédito e financiamentos. Além disso, a regularização propicia a oficialização dos logradouros cujo endereço anterior, era considerado informal.

A ação faz parte do plano de metas da Prefeitura e prevê o benefício a 210 mil famílias com ações de regularização fundiária em seus diversos estágios. Do início de 2017 até agora, 53.458 foram famílias beneficiadas no programa, Destas, 7.523 famílias em Guaianases.