Mutirão nos Bairros chega à Capela do Socorro

Ações de zeladoria, saúde, assistência social, trabalho e cultura serão realizadas no bairro da Zona Sul

Corte de grama, poda e plantio de árvores, operação tapa-buraco e limpeza manual de córregos e bocas de lobo farão parte da grade de ações que serão realizadas neste sábado (25) , durante o Mutirão nos Bairros, em Capela do Socorro, Zona Sul. A oitava edição do evento acontecerá das 9h às 15h na Praça José Boemer Roschel, também conhecida como Largo São José, na altura do número 948 da rua Rubem Souto de Araújo.

O Mutirão nos Bairros é coordenado pela secretária Fátima Marques, da Secretaria Municipal de Relações Sociais. Seu objetivo é levar os serviços ofertados nos equipamentos da administração municipal para próximo da população que mais precisa, assim como promover ações de zeladoria.

Durante o evento, as equipes da Secretaria Municipal de Saúde farão aferição de pressão, vacinação contra febre amarela, distribuirão de preservativos e promoverão ações de educação em saúde bucal, além de sessões de auriculoterapia (uma espécie de acupuntura). Haverá, ainda, o Conversa de Boteco, com orientações sobre saúde masculina, com o objetivo de estimular a prevenção e o autocuidado dos homens.

Trabalho e empreendedorismo

Quem estiver em busca de um emprego poderá se candidatar às vagas disponíveis em empresas privadas na tenda da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho. O Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (CATe) também participará do mutirão, oferecendo a emissão de primeira e segunda vias da Carteira de Trabalho. Para a primeira via é preciso apresentar RG, CPF e uma foto 3x4, já para conseguir a segunda via do documento, a pessoa deverá apresentar boletim de ocorrência ou declaração de próprio punho.

Para quem já tem uma empresa ou quer abrir seu negócio, a Agência São Paulo de Desenvolvimento (Ade Sampa) disponibilizará informações sobre como se formalizar e se tornar um Microempreendedor Individual (MEI).

Equipes da Secretaria da Pessoa com Deficiência darão Orientações sobre Bilhete Único Especial e outras demandas serão executadas Serão realizadas ações para esse público como Selos de Acessibilidade Digital e Arquitetônica, Programas de Estágio para Estudantes com Deficiência, Programa Cultura Inclusiva (atividades culturais acessíveis) e Central de Intermediação de Libras (CIL).

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) estará presente na ação por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Itinerante. As famílias em situação de vulnerabilidade social poderão farão o cadastramento no CadÚnico com os representantes da SMADS.

Direitos Humanos

Representantes da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania farão encaminhamentos para equipamentos da rede de atendimento, promoção de Igualdade Racial (orientações e recebimento de denúncia de violência e discriminação contra a população negra) e receberão denúncias de violência contra mulheres. Durante a ação haverá a distribuição do Estatuto do Idoso e serão dadas orientações sobre os direitos das pessoas nessa faixa etária.

Uma Unidade Móvel LGBTI estará presente para informar a população de Capela do Socorro sobre os serviços e programas que oferece e dará orientações sobre como agir em caso de recebimento de denúncias de violência e discriminação.

A Secretaria Municipal de Cultura promoverá a Feira de Troca de Livros, com 1.500 exemplares para adultos e crianças renovarem seus acervos pessoais. Haverá cama elástica e oficina de pintura de rosto para os pequenos se divertirem.

COHAB

A Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo (COHAB) fará a entrega de termos de quitação . Quem quiser esclarecer dúvidas, agendar atendimento na central e conhecer os programas Não seja enganado, Conviva Bem e Desplugando poderá contar com o atendimento da van Cohab na área.

Uma agência móvel da Sabesp também participará do mutirão. Nela os clientes poderão solicitar parcelamento de dívidas, fazer pedidos de serviços e retirar segunda via da conta de água, entre outras ações. Bebedouros também serão disponibilizados pela companhia. Haverá distribuição de folhetos com informações sobre limpeza da caixa-d'água, uso consciente da água e a divulgação do app Sabesp.