Mutirão nos Bairros realiza mais de 4.200 atendimentos em Itaquera

Ações integradas de zeladoria, trabalho, saúde e cultura foram realizadas na região da Zona Leste

O Mutirão nos Bairros deste sábado (11) realizou mais de 4.200 atendimentos em Itaquera, na Zona Leste da capital. O projeto coordenado pela Secretaria Municipal das Relações Sociais reúne iniciativas de várias secretarias.

"É um programa que retoma as ações participativas junto à comunidade. A gente junta aqui as ações de zeladoria, de cuidar da praça e cuidar da rua, às ações de cuidar das pessoas. Temos várias secretarias, todas aquelas que oferecem serviços diretos às pessoas", comentou o prefeito Bruno Covas, que esteve no local, visitando cada uma das atividades desenvolvidas realizadas na região central do bairro, na Praça da Estação, entre 9h e 15h.

Além dos atendimentos realizados agentes de secretarias como Saúde, Diretos Humanos e Cidadania, Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Cultura e Subprefeituras, foram executadas benfeitorias como capinação de mato, limpeza de galerias, operação tapa-buraco, pintura de guias e grades, assim como varrição. Houve poda de árvores e plantio de mudas.

Na imagem, dois funcionários da Prefeitura de São Paulo fazem o plantio de mudas dentro de pneus, todos preparados com terra. Ao redor, tendas de atendimento para a comunidade.Mutirão nos Bairros em Itaquera. (Foto: SECOM)

A Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou oito tendas, nas quais foram oferecidas orientações sobre atividades físicas e alimentação saudável, além de informações sobre combate às arboviroses (dengue, Zika vírus, chikungunya e febre amarela). Desde as 9h da manhã, a população formou pequenas filas no local para receber vacinação contra febre amarela e influenza, além de atendimentos básicos como aferição de pressão.

“Eu estava passando aqui, para ir ao ponto de ônibus e resolvi medir. Nunca tinha medido”, declarou Raimundo Moises, de 62 anos, que apresentou alteração de pressão arterial. Outra moradora do bairro que apresentou o problema foi Tamires Araújo de Almeida, 29 anos. “Eu sou hipertensa e meço a pressão com frequência. Estava passando por aqui e resolvi medir. Gostei da iniciativa”, disse. Os dois, assim como todos os moradores que apresentaram anomalia na medição de pressão, foram encaminhados a uma outra equipe, que recolhe o contato e endereço. Ao longo do mês, profissionais de Saúde fazem visitas a esses endereços e providenciam encaminhamentos a tratamento, quando é o caso.

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) levou os serviços itinerantes do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), que para o cadastramento de famílias em situação de vulnerabilidade social no CadÚnico.

Ações para pessoas com deficiência como o Programa Cultura Inclusiva (programações culturais e acessíveis), Selos de Acessibilidade Digital e Arquitetônica, Central de Intermediação de Libras (CIL), assim como Programas de Estágio para Estudantes com Deficiência foram realizadas pelos representantes da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED). Os profissionais também orientaram os presentes a respeito do Bilhete Único Especial e outras demandas.

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania fez atendimentos por meio da equipe da Coordenação de Políticas para Mulheres, com a divulgação dos trabalhos e oficinas realizados nos Centros de Cidadania da Mulher e de Referência da Mulher.

Equipes da Coordenação de Promoção da Igualdade Racial ofereceram orientações sobre casos de discriminação, preconceito e racismo. Agentes da Coordenação de Políticas sobre Drogas e Álcool informaram sobre os serviços oferecidos pela rede pública àqueles que enfrentam a dependência química em suas casas.

Uma Unidade Móvel LGBTI esteve presente para informar a população de Itaquera sobre os serviços e programas que oferece e dando orientações sobre como agir em caso de recebimento de denúncias de violência e discriminação.

Trabalho e empreendedorismo

Desempregado há quase 11 meses, Pedro Henrique, de 20 anos, foi um dos atendidos pela unidade do Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (CATe). “Já trabalhei como aprendiz e já dei aula de artes marciais. Mas estou procurando emprego formal. O meu amigo passou por aqui, viu a ação e me avisou”, explicou o jovem estudante. “Preenchi a ficha e estou esperando o atendimento para que a gente encaixe o meu perfil na vaga mais adequada.” A oferta é um dos serviços oferecidos pela tenda da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, também responsável pela Agência São Paulo de Desenvolvimento (AdeSampa). que orientou alguns interessados em se tornar Microempreendedor Individual (MEI).

No Mutirão de Itaquera, a Secretaria Municipal de Cultura distribuiu livros com clássicos da literatura infanto-juvenil, como parte do projeto Coleção de Mão em Mão, que pede ao leitor que passe a obra adiante, quando terminada a leitura.

A agência móvel da Sabesp ofereceu serviços de retirada de segunda via da conta de água e solicitação de parcelamento de dívidas. O posto também disponibilizou bebedouros durante o evento e distribuiu folhetos com informações sobre uso consciente da água, limpeza da caixa-d'água e divulgação do aplicativo da Sabesp.

Moradia

Por meio da Companhia Metropolitana de Habitação (Cohab-SP), a Prefeitura entregou 700 termos de quitação para famílias dos conjuntos habitacionais Itaquera, José Bonifácio e Padre Manoel de Paiva.

Roberto Samisima, de 47 anos, foi um dos atendidos. “Moro no imóvel desde 1982 e estava precisando finalizar o processo de inventário do meu pai. Recebi a convocação de que o serviço estaria aqui e vim retirar o termo de quitação”, explicou.

Na imagem, a tenda de atendimento da Secretaria Municipal de Habitação e da COHAB. No interior da tenda, pessoas são atendidas e realizam o cadastro junto à equipe da Cohab.Secretaria Municipal de Habitação e COHAB realizam cadastros habitacionais durante o Mutirão nos Bairros em Itaquera. (Foto: SECOM)

Atendimentos:

COHAB:

Esclarecimento de dúvidas e agendamento para Central de Atendimento: 80

Retirada de Termos de Quitação: 77

Total de pessoas atendidas: 157

Saúde:

Ações DST: 300 kits entregues

Atendimento Nutricional: 268

Ações de PAVs: demanda livre

Aferição de pressão: 600

Vacinas: 70 (Febre Amarela) 454 (Influenza)

Glicemia Capilar: 468

Ações com idosos: 80 (Circuito Prevenção de Quedas) 22 (Aplicação AMPI)

OBS: Foram entregues panfletos sobre hipertensão e redução do consumo de sal, corações e orientações para agenda fácil e para visitar as UBS’s

Direitos Humanos e Cidadania/Centro de Cidadania LGBT:

Atendimentos com orientações: 5 atendimentos sobre mulher, idoso e deficiente e 50 para a população LGBT.

CATs:

Vagas para empregos: 49

Encaminhamentos para emprego: 25

Carteira de Trabalho: 2

AdeSampa: 2

Pessoas com Deficiência:

Cartão de estacionamento para deficiente: 2
Serviços oferecidos pela SMPED: 2
Curso de Libras: 1
Trabalho: 3
Laudo Médico: 1
Moradia: 1
Atende/BPC: 2
Projeto Cuidando do Seu Coração: 1

Associação Caminhando para o Saber: 2
Cultura Inclusiva: 1

Loga:

Numero de pessoas atendidas e orientadas sobre descartes: 70

Sabesp:

Atendimentos diretos: 35

Secretaria da Cultura – Doação de Livros:

Livros doados: 1.500

Espaço Embelleze:

Esmaltação: 29
Maquiagem: 38
Massagem: 37
Corte Masculino: 26
Corte Feminino: 23