Defesa Civil remove moradores de área de risco na zona oeste

As famílias foram cadastradas e serão atendidas pela Secretaria Municipal de Habitação

Nesta segunda-feira (29), a Defesa Civil remove famílias remanescentes que ocupam irregularmente parte de uma área localizada no distrito de Vila Leopoldina, entre as Avenidas Engenheiro Roberto Zuccolo e Nações Unidas, que pertence à Empresa Metropolitana de Águas e Energia (EMAE) e ao município. Ao todo, 413 famílias ocupavam a área, mas cerca de 70% delas já haviam saído antecipadamente.

A área é considerada de alto risco (R4) em razão da proximidade com o talude de contenção das caixas de rejeitos que foram retirados do Rio Pinheiros (Caixa C) e pelo risco de incêndio e explosão, por conta da presença de gás metano, conforme laudo técnico da Defesa Civil e do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).

A equipe social da SEHAB está acompanhando o processo de remoção das famílias, pela Defesa Civil, na comunidade do Jardim Humaitá. No dia 08 de abril houve reunião com moradores e lideranças em estrutura montada na comunidade para tratativas sobre a desocupação. No período de 15 a 18 e 22 a 23 de abril houve plantão, na EMEF ministro Aníbal Freire, com a presença de representantes da Secretaria da Educação, Secretaria da Saúde, Conselho Tutelar e EMAE.

Todas as 413 famílias receberão auxílio aluguel. As que possuem tempo de moradia igual ou superior a 2 anos, receberão pagamento de auxílio aluguel continuado até a entrega de uma unidade habitacional, no valor de R$400,00 e auxílio mudança de R$900,00.
A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) também prestou atendimento à população local por meio do acolhimento e encaminhamento à rede socioassistencial. No total, 21 pessoas aceitaram. Uma família de dez pessoas foi encaminhada ao Centro Temporário de Acolhimento (CTA) Canindé, três casais e três pessoas foram para o CTA Lapa, um munícipe foi para a unidade de Atendimento Diário Emergencial (ATENDE) Vila Leopoldina e um para o Centro de Acolhida Zancone. Assistentes sociais acompanham a ação nesta segunda.

A EMAE disponibiliza veículos para o transporte de pessoas e pertences. A empresa promoverá a limpeza do terreno.
A operação envolve Prefeitura e Governo do Estado por meio da Defesa Civil, EMAE, Guarda Civil Metropolitana, Polícia Militar, CET, SEHAB e Subprefeitura da Lapa.