Hackatona vai selecionar projetos para o GeoSampa

Principal mapa digital da cidade participa da 9ª edição do evento MundoGeo Connect e DroneShow. Maratona vai estimular novas aplicações que melhorem a prestação de serviços aos cidadãos

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU) e Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT), convida você – hacker, desenvolvedor, gestor público, estudante ou apenas uma pessoa criativa – a elaborar soluções tecnológicas a partir dos dados do GeoSampa. A inovação deve facilitar e qualificar a vida dos cidadãos de São Paulo.

O concurso Hackatona GeoSampa 2019, parceria entre o Município e MundoGeo – portal especializado em geolocalização e drones – vai premiar os três melhores projetos na feira MundoGEO#Connect2019 que acontecerá nos dias 25, 26 e 27 de junho, no Centro de Convenções Frei Caneca.

Na Hackatona poderão ser produzidos sites, aplicativos de celular, gráficos interativos e novos softwares e, ao final, a aplicação desenvolvida será entregue para uso gratuito da população.


A Hackatona

Nos dias 25, 26 e 27 de junho, o Centro de Convenções Frei Caneca vai recepcionar a 9ª edição do evento MundoGeo Connect e a 5ª edição do DroneShow – maiores eventos sobre Geolocalização e Drones da América Latina.

A expectativa para este ano é reunir 4 mil participantes, 80 expositores, 100 palestrantes, 30 atividades e 230 horas de conteúdo. As inscrições são pagas e devem ser feitas pelo site: https://mundogeoconnect.com/2019/

O evento reunirá gestores públicos, profissionais experientes e novos talentos na área de tecnologia e gestão da informação visando qualificar o debate para a proposição de soluções para uma cidade inteligente, aberta e conectada.

No último dia de evento, a Prefeitura de São Paulo, em parceria com a MundoGeo, vai promover com entrada livre para todos os visitantes das feiras o Hackatona GeoSampa 2019. Além do concurso para criação de inovações, serão fomentados debates sobre a construção, manutenção e desafios do GeoSampa, e a utilização da plataforma por órgãos municipais e sociedade civil. Por fim, será realizada a Oficina GeoSampa, com o objetivo de apresentar as principais funções do portal às pessoas.


O Desafio

Durante o período de elaboração dos projetos, entre 27 de março e 13 de maio, os participantes receberão mentorias via webconferências, em datas divulgadas no portal do evento.

Finalizados, os projetos deverão ser encaminhados em formato PDF até 13 de maio à comissão julgadora, composta por profissionais de reconhecida atuação em dados geoespaciais, gestão urbana e tecnologia. O arquivo deve conter, no mínimo, a descrição dos materiais e métodos utilizados, bem como o objetivo da solução proposta.

As propostas serão avaliadas em cinco quesitos: interesse público, usabilidade, criatividade, sustentabilidade e qualidade técnica.

No primeiro critério será analisada a contribuição da solução desenvolvida para melhoria da prestação de serviço público; em usabilidade, a facilidade e até mesmo a possibilidade da população contribuir com o serviço; em criatividade, se o projeto apresenta solução inovadora; em sustentabilidade, o potencial de continuidade do projeto, e por fim na qualidade técnica, o nível de conhecimento e embasamento técnico utilizado para desenvolvimento da solução.

Os Finalistas

No dia 29 de maio serão divulgados os três projetos finalistas. Os contemplados, então, deverão apresentar suas propostas ao público e à comissão durante o evento Hacktatona GeoSampa 2019, a ser realizado em 27 de junho, durante a Feira MundoGEO#Connect2019, no Centro de Convenções Frei Caneca.

A Hackatona GeoSampa vai premiar os três melhores projetos com cursos de especialização, startup mentoring, smartphones, tablets ou computadores, entre outras premiações que serão divulgadas durante a elaboração dos projetos.

Clique aqui para conferir o regulamento e participe!


Saiba mais sobre o GeoSampa

Principal mapa digital da cidade em formato aberto, o GeoSampa busca fortalecer a transparência do poder público – uma das diretrizes do Plano Diretor Estratégico.

Seu conteúdo é constantemente atualizado pelas secretarias responsáveis, entre elas Saúde, Habitação, Assistência Social, Educação, Transportes, Cultura, Verde, Segurança Urbana, Fazenda, Esporte, Urbanismo e Licenciamento.

A plataforma oferece diversos tipos de informações ao usuário, como localização de bibliotecas, museus e teatros, além de escolas públicas, equipamentos de saúde, terminais de ônibus e parques. Trata-se de uma ferramenta multifuncional, onde também é possível verificar a área do rodízio municipal, locais de risco geológico e fotos aéreas antigas.

Lançado em 8 de dezembro de 2015, o GeoSampa permanece como referência em dados geoespaciais de São Paulo, tanto que em 2018 alcançou 1,3 milhão de acessos, número 40% maior do que o registrado no anterior.

Confira a programação completa da participação do Geosampa no MundoGEO#Connect2019: