Sehab apresenta ações de urbanização na XV Semana Viver Metrópole Mackenzie

As intervenções em área de Manancial, próximas às represas Billings e Guarapiranga, foram destaque no evento promovido pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie

Sehab apresentou as ações de urbanização nas áreas das represas Billings e Guarapitanga

A Secretaria Municipal de Habitação participou, nesta quinta-feira (25), de uma mesa redonda com o tema “Assentamentos precários e áreas de proteção. Impactos e desafios entre o habitar e o preservar”. O debate faz parte da XV Semana Viver Metrópole, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie, que acontece de 22 a 26 de outubro, das 9h às 22h.

O arquiteto Rubens Liberatti, representando a Coordenadoria Físico -Territorial da Secretaria, apresentou o Programa Mananciais, que engloba áreas de assentamentos precários às margens das represas Billings e Guarapiranga, extremo sul da capital. As ações em áreas de mananciais da Prefeitura de São Paulo são modelo de gestão integrada entre sustentabilidade e urbanização e fazem parte do programa de Urbanização de Favelas.

“O meio ambiente precisa ser preservado e o direito das pessoas de morar também. O dever do poder público é garantir moradia e qualidade de vida sem danificar a natureza. Habitar esses espaços de forma digna e segura, em equilíbrio com o ambiente, é essencial na política habitacional da cidade”, explicou Liberatti.

As obras de urbanização de Monte Verde ficam próximas à represa de Billings

O arquiteto Marcos Boldarini apresentou o projeto do Cantinho do Céu, de sua autoria, localizado na Capela do Socorro, destaque pela proposta de urbanização integrada à recuperação ambiental em São Paulo. O debate também contou com a participação da arquiteta Daniela Javoski, da ArquiTraço Arquitetura e Urbanismo, que atua no Rio de Janeiro em urbanização de favelas e assentamentos precários.

A Semana Viver Metrópole tem o intuito de ampliar o contato entre os estudantes e as questões referentes ao seu campo de atuação, bem como promover e estimular a crítica, o processo criativo e reflexivo acerca de projetos arquitetônicos e urbanísticos, principalmente da cidade de São Paulo.

O arquiteto Rubens Liberatti representou a Secretaria na XV Semana Viver Metrópole Mackenzie

Conheça os projetos da Sehab em áreas de mananciais:


OBRAS DE URBANIZAÇÃO

  • Boulevard da Paz, M’Boi Mirim
  • Jardim Arnaldo, M’Boi Mirim
  • Jardim Tancredo, M’Boi Mirim
  • Alto da Alegria, Capela do Socorro
  • Guaicuri - Cidade Júlia, Cidade Ademar
  • Cantinho do Céu, Capela do Socorro
  • Monte Verde, Capela do Socorro


EMPREENDIMENTOS DE PROVISÃO HABITACIONAL

  • Residencial América do Sul, Capela do Socorro
  • Conjunto Habitacional Chácara do Conde, Capela do Socorro
  • Residencial Espanha, Capela do Socorro

 

O projeto do Cantinho do Céu é destaque por integrar recuperação hambiental e urbaização de assentamentos precários em São Paulo