Prefeitura oferece orientação ao trabalhador nos Conjuntos Habitacionais da Cidade

Vagas do CATe, oficinas e palestras serão disponibilizadas nos conjuntos habitacionais

Parceria entre Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Cohab-SP vai oferecer orientação profissional a moradores de conjuntos habitacionais. Foto: SECOM

O prefeito Bruno Covas participou nesta quinta-feira, 4, da assinatura do Termo de Cooperação, entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Cohab-SP, que permite levar aos moradores de todos os condomínios sob gestão da Cohab-SP os serviços do Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (CATe), orientações da Agência São Paulo de Desenvolvimento (Adesampa) e do Microempreendedor Individual (MEI). O objetivo é levar até a população mais carente orientações de emprego.

“Além de ampliarmos a abrangência dos serviços da secretaria, passamos a atender a população que mais precisa, e dentro de seus condomínios. Aquelas pessoas que estão em situação de desalento ou que não têm condição de buscar qualificação poderão ser atendidas dentro dos conjuntos, para voltar ao mercado, gerando trabalho e renda”, explica Aline Cardoso. "Com mais esta parceria, a Cohab aumenta sua atuação social nos conjuntos habitacionais, promovendo a qualidade de vida nos condomínios", afirma o presidente da Cohab-SP, Alexsandro Peixe.

Horta comunitária do conjunto habitacional Iguape faz parte do Programa Operação Trabalho (POT) “Hortas e Viveiros Urbanos”. Foto: SECOM

Horta

Ainda no Condomínio Iguape, em Itaquera, o prefeito visitou a horta comunitária do conjunto habitacional. A equipe do Departamento de Agricultura da Secretaria de Desenvolvimento Econômico realizou toda a avaliação do local e orientou os condôminos na construção, plantio e manutenção da horta.

A horta foi montada em sistema suspenso com telhas e cano de PVC, por conta do solo úmido e da quantidade de canos enterrados no local. Esse projeto conta com um beneficiário do Programa Operação Trabalho (POT) “Hortas e Viveiros Urbanos”, que auxilia os moradores na capacitação técnica para que no futuro eles passem a fazer a própria gestão.

“Temos mais de 70 hortas urbanas que recebem o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e queremos levar esse trabalho para mais condomínios da Cohab para aproximar as pessoas e principalmente as crianças da agricultura, dos alimentos saudáveis, gerando economia, trabalho e lazer”, afirma Aline Cardoso.

O POT “Hortas e Viveiros Urbanos” é administrado pela Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional (Cosan) da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e conta atualmente com 81 participantes, que recebem uma bolsa-trabalho para realizar o trabalho por seis horas durante cinco dias da semana. O objetivo é formar agentes multiplicadores locais para atuarem junto às organizações comunitárias e aos coletivos sociais na implantação de projetos de agricultura urbana que devem gerar trabalho e renda e contribuir para preservar e recuperar recursos naturais na cidade.

“Essa horta é muito importante para o nosso condomínio. Vai revitalizar uma área do conjunto que passa a ser utilizada pelos moradores e as crianças vão aprender a mexer na terra. As frutas, legumes e hortaliças que iremos colher serão distribuídas entre os moradores”, destaca a síndica do Condomínio Iguape, Flavia Penteado.

O Conjunto Residencial Iguape tem 300 apartamentos divididos em 15 blocos, com cerca de 2 mil moradores.