Conselho Gestor do Jardim Keralux, em Ermelino Matarazzo, toma posse nesta quinta

A eleição aconteceu em 19 de maio. Ao todo 609 pessoas entre moradores e comerciantes locais compareceram no horário indicado das 10h às 15h para participar

Posse do Conselho Gestor Jardim Keralux

Na tarde desta quinta-feira (27), aconteceu a cerimônia de posse do Conselho Gestor do Jardim Keralux, no 15º da sede da Secretaria Municipal de Habitação (Sehab). A reunião contou com a participação do Secretário Adjunto, Aloísio Pinheiro e do subprefeito de Ermelino Matarazzo, Arthur Xavier, equipe social e técnica da SEHAB e da COHAB-SP.

A eleição para o Conselho Gestor do Jardim Keralux aconteceu no dia 19/05/2018. Ao todo 609 pessoas entre moradores e comerciantes locais compareceram no horário indicado das 10h às 15h para participar, votando em um candidato da sua escolha, apresentado previamente durante reuniões no perímetro, feita pela equipe social.

Para votar os moradores apresentaram comprovantes de residência. A contagem dos votos foi realizada pela Comissão Eleitoral, composta por 4 moradores e 5 representantes do poder público e fiscais nomeados. Os votos foram contabilizados, apurados e com isso o anúncio dos candidatos eleitos, que somaram o maior número de votos.

A regulamentação do processo eleitoral foi detalhada em reuniões com moradores e comerciantes. Ao todo foram 18 encontros promovidos pela equipe social a fim de esclarecer o processo para a eleição do Conselho.

Após a eleição e formação do Conselho, a equipe social promoveu 4 oficinas de capacitação interpessoal, a pedido dos Conselheiros, como uma maneira de aproximá-los .

O Conselho Gestor é necessário e previsto no Plano Diretor Estratégico uma vez que a área no Jardim Keralux fica em Zona Especial de Interesse Social (ZEIS). Todas as propostas de requalificação da área devem ser aprovadas pelo Conselho.

Conselheiros eleitos para o Conselho Gestor Keralux, em Ermelino Matarazzo

A participação popular na eleição é importante uma vez que são os próprios moradores que escolhem seus representantes. Este novo conselho, é diversificado, pois possui desde representantes com mais experiência na área até jovens de 18 anos interessados por políticas públicas, jovens estes que pretendem expandir a comunicação entre o conselho gestor e os moradores locais, levando informação das ações realizadas pelos conselheiros por meio de um jornal impresso e blog, com o intuito incentivar a participação popular.

O Conselho foi constituído por 10 membros titulares, sendo 9 representantes do segmento Moradores e 1 representante do segmento Entidades. Estes conselheiros terão o triênio vigente (2018/2021) para pautar e deliberar sobre as intervenções na região.

Confira a publicação DO da lista completa dos conselheiros: PORTARIA SEHAB Nº 98/2018, 25 DE SETEMBRO DE 2018