Conselho Gestor de Paraisópolis recebe curso de capacitação

Escolhidos pela população local em agosto, os conselheiros fizeram curso de capacitação para conscientização sobre a importância da participação social e ativa do grupo

Conselheiros falam sobre o curso de capacitação

No mês de agosto, os conselheiros da sociedade civil, eleitos pela população local em eleição no mesmo mês, receberam o certificado do curso de capacitação que tratou da importância da participação social e o papel do conselho como ponte de diálogo e parceria entre população e poder público.

O Conselho Gestor é uma instância formalizada e de participação social, estabelecida a partir da Constituição Federal de 1988. É composto por membros da comunidade e da administração pública, e tem a função de participar da elaboração, aprovação e implementação do plano de urbanização da região.

Paraisópolis está dentro uma Zona Especial de Interesse Social (ZEIS 1 e 3), é a segunda maior comunidade de São Paulo, localizada na zona sul da capital, sob jurisdição da Prefeitura Regional do Campo Limpo, está inserida no Programa de Urbanização de Favelas e vem recebendo obras de urbanização desde 2005 que inclui regularização fundiária, construções de unidades habitacionais, canalização de córregos, construção da avenida perimetral, desocupação do leito dos córregos, remoção de moradias em áreas de risco, construção de espaços de lazer, de um parque linear, entre outros.

Apresentação do novo conselho gestor Paraisópolis 

Foram eleitos em agosto, 14 membros da sociedade civil para o conselho, dos quais 7, são titulares e 7 são suplentes. Estes conselheiros terão o triênio vigente (2018-2021), para pautar e deliberar sobre questões consideradas necessárias para o bairro, como, políticas habitacionais e de urbanização na região, e todas as propostas para requalificação da área devem ser aprovadas por todos os membros.

O Conselho será integrado por sete membros titulares representantes da sociedade civil e igual número de representantes do Poder Público. Ao todo serão 14 membros.