Secretaria Municipal de Habitação visita comunidade em São Mateus, zona leste, para discutir obras de melhorias no local

A comunidade fica em torno de córrego do rio Aricanduva, uma área de extremo risco de alagamento

Secretário Adjunto e equipe verificam perímetro de intervenção na comunidade

Em continuidade às agendas de vistoria, na ultima terça-feira, 14, o secretário adjunto de Habitação, Aloisio Pinheiro, equipe social e técnica da secretaria, estiveram na Prefeitura de São Mateus, para junto com o Prefeito e Supervisor de Habitação Regional, visitar a comunidade conhecida como Caboré, nas proximidades da Vila Marconi, extremo leste, da capital.

Comunidade Caboré, onde está prevista ações de zeladoria

A comunidade fica em torno de córrego do rio Aricanduva, uma área de extremo risco de alagamentos. No local está prevista ação preventiva para limpeza do córrego por parte da Prefeitura Regional.

O acesso às margens do córrego se dá, por meio de vielas dentro da comunidade, o secretário Aloisio, e equipe, percorreram pelo perímetro para verificar e indicar estudos de viabilidade para remoções no local.

Urbanização no Parque das Flores

Após passar pela comunidade, secretário e  equipe se dirigiram para o Parque das Flores, também na zona leste, da capital, para vistoriar a execução de mais uma obra, desta vez de canalização do córrego Lágrima de Cristo.

Canalização do córrego Lágrima de Cristo

As intervenções no Parque das Flores fazem parte do Programa de Urbanização de Favelas e Regularização de Loteamentos Precários. Em uma área de quase um milhão de metros quadrados, já foram executadas obras de terraplenagem, consolidação geotécnica, pavimentação, contenção de encostas, muros de arrimo, drenagem em toda a extensão do projeto, rede de esgoto, execução de guias, sarjetas e escadas de acesso.

As obras de infraestrutura foram iniciadas em 2013 com previsão de término em 2020. Ao todo, serão beneficiadas cerca de 4 mil famílias que viviam em situação de risco de deslizamentos. Todo o trabalho é realizado em parceria com o Conselho Gestor formado por moradores da comunidade que acompanham as intervenções do poder público na região.

 

Secretário Aloisio e equipe em vistoria