PREFEITURA DE SÃO PAULO

Comissão Eleitoral aprova resultado da eleição do Conselho Municipal de Habitação

Foram 28.110 votos para eleger 16 representantes de entidades populares que participarão no novo Conselho de Habitação. A eleição para o biênio 2018 - 2020 aconteceu no dia 1 de julho. Confira o resultado!

17/07/2018 11h30

A Comissão Eleitoral do Conselho Municipal de Habitação homologou nesta segunda-feira, 16, o resultado da eleição do segmento das organizações populares ligadas à área de habitação. O resultado oficial está publicado no Diário Oficial desta terça-feira (17). A eleição do novo Conselho (Biênio 2018-2020) aconteceu no dia 01 de julho deste ano, envolvendo quatro chapas e contou com a participação de 28.110 mil eleitores que puderam escolher os 16 membros de entidades e organizações populares.

A distribuição do votos aconteceu por representação proporcional em conformidade com o quociente eleitoral obtido pela chapa, de acordo com o Edital n° 01/2017/CMH. Do total de votos válidos (27.007), a Chapa 110 Moradia e Reforma Urbana obteve 16.297 mil votos e conquistou 10 cadeiras; a Chapa 120 - Democracia e Luta obteve 4.653 mil votos e conquistou 3 cadeiras; a Chapa 130 - Unidos pela Habitação obteve 4.166 votos e conquistou 2 cadeiras e a Chapa 140 MOP - Movimento Popular 100% Compromisso obteve 1.891 votos e conquistou 1 cadeira. Do total de cadeiras destinadas à entidades populares, 13 foram para mulheres titulares e 3 para homens titulares. A eleição aconteceu nas 32 prefeituras regionais e contou com 716 servidores que trabalharam durante o processo eleitoral.

Para a realização da eleição, o município considerou a base de dados eleitoral, fornecida pelo TRE-SP com corte técnico no dia 29 de dezembro de 2017. Foram considerados aptos a votar os eleitores cujos títulos estivessem em situação regular na Justiça Eleitoral em 29.12.2017, bem como aqueles cujos títulos foram emitidos até a data de 29.12.2017, e pertencentes a um dos Cartórios Eleitorais do Município de São Paulo.

As candidaturas tiveram o prazo de até 03 dias úteis a partir da publicação da Ata de Apuração no Diário Oficial para registrar pedido de recurso. Após esse período, a Comissão analisou e homologou nesta segunda (16) o resultado da eleição, oficializado no Diário Oficial desta terça-feira (17).

O CMH é um órgão tripartite, formado por 48 membros, sendo 16 indicados pelo Poder Público, 16 representantes da sociedade civil organizada (empresários, entidades de classe, sindicatos, universidades e ONGs) e 16 representantes das entidades comunitárias e organizações populares ligadas à área de habitação.

Os 16 indicados pelo Poder Público são representantes da Secretaria Municipal de Habitação, Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo – Cohab-SP, Secretaria Municipal de Gestão, Secretaria Municipal de Trabalho e Empreendedorismo, Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento, Secretaria Municipal da Fazenda, Secretaria Municipal de Serviços e Obras, SP Urbanismo, Procentro, Secretaria Estadual de Habitação, Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo – CDHU e Caixa Econômica Federal.

Os representantes da Sociedade Civil que se habilitaram nos termos do Edital n° 01/2017/CMH tiveram suas candidaturas homologadas e como não se apresentaram em quantidade superior às vagas existentes, não foi necessário que concorressem às 16 vagas por meio de processo eleitoral.

Assim, no dia 1 de julho foram eleitos 16 representantes de entidades comunitárias e de organizações populares ligados à habitação, que se cadastraram conforme o Edital n° 01/2017/CMH e tiveram suas candidaturas homologadas para concorrer às 16 vagas. Esses candidatos às vagas foram agrupados em CHAPAS e o eleitor pôde escolher uma única CHAPA para votar. Todas as informações foram publicizadas no hotsite do CMH, criado especialmente para dar transparência e conhecimento sobre as ações para eleição do novo Conselho.

Faça o download do infográfico

- Confira a publicação no Diário Oficial