Projeto de urbanização do Cantinho do Céu é referência e recebe delegação internacional

Em evento organizado pelo Banco Mundial, delegação de Gana, Etiópia e Indonésia conhece projetos de urbanização na região da Billings e Guarapiranga

A capital paulista é modelo na gestão integrada de ações de sustentabilidade em projetos de urbanização e se torna referência para países que vem ao Brasil em busca de soluções integradas para seus desafios de águas urbanas. Na última sexta-feira, 22, uma delegação formada por representantes dos países de Gana, Etiópia e Indonésia participou de seminário e visitou as obras de urbanização do Cantinho do Céu, às margens da represa Billings, na Capela do Socorro.

A visita técnica foi organizada pelo Banco Mundial e teve como foco a troca de experiências e soluções inovadoras com base na rica experiência da capital paulista. A equipe de obras e social da Secretaria Municipal de Habitação, em parceria com a prefeitura regionais da Capela do Socorro e Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, mostraram as ações de urbanização na região de manancial com exemplo prático do plano de urbanização do Cantinho do Céu. O projeto chamou atenção dos representantes da delegação pela proposta de urbanização integrada à recuperação ambiental.

A delegação, composta por 45 representantes, em sua maioria ministros e diretores públicos, foi recepcionada no canteiro de obras do Cantinho do Céu pelo secretário adjunto de Habitação, Aloisio Pinheiro, equipe técnica e social da Secretaria Municipal de Habitação, além do prefeito regional da Capela do Socorro, João Batista de Santiago, e o administrador do parque linear Cantinho do Céu, Adolfo Souza Duarte. Ainda no canteiro, foi apresentada toda a proposta de intervenção no Cantinho do Céu e o trabalho social em andamento no conjunto América do Sul, no Grajaú.

Na quinta-feira (21), em seminário sobre “Gestão Integrada de Águas Urbanas”, a secretaria apresentou as principais ações de urbanização na região de mananciais, onde há mais de três milhões de pessoas em situação irregular, com 245 mil famílias vivendo em loteamentos irregulares, favelas ou assentamentos precários.


Ações de Habitação na região de Mananciais

A Secretaria Municipal de Habitação iniciou um amplo programa de urbanização nas regiões da Billings e Guarapiranga na década de 90. Desde então, diversas famílias foram beneficiadas.

São três grandes fases de intervenção, a primeira entre 1994 e 2007, quando 24 mil famílias foram beneficiadas no entorno da represa Guarapiranga. A segunda etapa foi entre 2008 e 2012, quando outras 75 mil famílias foram beneficiadas no entorno das duas represas: Billings e Guarapiranga. E a terceira etapa, em andamento, vai beneficiar mais 24 mil famílias com ações em 12 assentamentos precários, entre eles o Cantinho do Céu, com cerca de 5,5 mil famílias.

 

Delegação de Gana, Etiópia e Indonésia conhecem projeto de urbanização do Cantinho do Céu, Capela do Socorro

 

Delegação conhece projeto de urbanização do Cantinho do Céu

 

Antes da visita in loco, delegação conheceu as intervenções da Secretaria Municipal de Habitação no Cantinho do Céu e trabalho social de pós-ocupação

 

Delegação de Gana, Etiópia e Indonésia no Cantinho do Céu

 

Delegação conhece proposta de sustentabilidade, na ilustração acima o recipiente de lixo foi produzido com garrafas pets retiradas da represa

 

Para representar cada um dos países, foi plantada uma muda de Ipê – espécie que representa o estado de São Paulo – em área urbanizada no Cantinho do Céu