PREFEITURA DE SÃO PAULO

Secretaria Municipal de Habitação e COHAB apresentam plano habitacional às empresas privadas

Também foram exibidas as frentes de trabalho, como os chamamentos públicos, que permitem a participação das construtoras no cumprimento da meta de governo.

25/07/2014 14h53

Cerca de 20 empresários do ramo da engenharia civil participaram da exibição do Plano de Ação da Secretaria Municipal de Habitação e Cohab para desenvolvimento de projetos do Programa Minha Casa Minha Vida. O encontro aconteceu no dia 22/07 no Edificio Martinelli onde foram exibidas as frentes de trabalho que as construtoras devem atuar para fortalecer o cumprimento da meta que prevê a construção de 55 mil novas unidades: os Chamamentos Públicos.

 “Buscamos apoiar muito a iniciativa privada. A grande ferramenta de atuação das construtoras na nossa meta é o chamamento. A Cohab estuda as áreas apresentadas pelos empresários, desenvolve o trabalho de viabilidade econômica e técnica e leva o retrospecto do terreno à Sehab. Dependendo do valor final da unidade, nós desapropriamos”, explica o secretário Municipal de Habitação, José Floriano.

 Ainda sobre as desapropriações, a Secretaria Municipal de Habitação investiu R$ 80 milhões no ano passado e vai investir mais R$ 220 milhões até o final de 2014.

Chamamento Público
Ao todo serão dez chamamentos para empresas públicas que vão permitir a 46 mil novas unidades habitacionais pelo Programa Minha Casa Minha Vida - FAR (Fundo de Arrendamento Residencial). Para o Programa Minha Casa Minha Vida Entidades - FDS (Fundo de Desenvolvimento Social) está sendo planejado um chamamento para a construção de 11 mil unidades habitacionais, que deverá ser lançado no segundo semestre de 2014.

Já foram realizados este ano dois chamamentos públicos para as construtoras cujos empreendimentos serão viabilizados pelo FAR. Eles representam 5.306 unidades em 19 empreendimentos. Em agosto, está previsto mais um chamamento para 6 empreendimentos, que representam 2.992 uhs, que também serão construídos pelo FAR.