Urbanização do Jd. Irene, de Cafu, é concluída

Por Paulo Kehdi


Os blocos no Jd.Irene possuem entradas individuais, aumentando a segurança dos moradores

Em dezembro, a Secretaria Municipal de Habitação (Sehab) entregou as 160 unidades habitacionais previstas no Jardim Irene II, localizado no distrito de Capão Redondo (zona sul de São Paulo), fazendo a linha de divisa entre a capital e o município de Embu. A entrega conclui a urbanização do local, que começou em 2008. Ao todo foram beneficiadas 244 famílias, totalizando 886 habitantes.

As unidades habitacionais foram divididas em 12 blocos, sendo que 150 possuem dois dormitórios e as outras 10, três dormitórios, com área privativa de 49,34 m² e 54,34 m² respectivamente. Todas possuem piso cerâmico na cozinha, banheiros azulejados e janelas de alumínio com ampla abertura. As leituras de água e luz são individuais e a ligação de gás externa, obedecendo a legislação vigente. Os blocos possuem entradas individuais, com portão, aumentando assim a segurança dos moradores. Um espelho d’água, cuja nascente fica dentro do próprio condomínio, faz parte do projeto de paisagismo.

Obras de infraestrutura complementam as intervenções. Foram feitas drenagens urbanas para captação das águas pluviais não só do local, mas também do seu entorno, além de reparos nas redes de água e esgoto e obras de canalização e limpeza do córrego local, que deságua no córrego Pirajuçara. As áreas de lazer receberam atenção especial. São três praças e um parque linear.

“Concluímos em janeiro a Praça da 3ª Idade, com equipamentos voltados aos idosos e está praticamente finalizado o Caminho Verde, um parque linear com 500 m², que conta com uma quadra poliesportiva e um centro comunitário. Além disso, foram implantadas mais duas áreas de lazer – uma para crianças e adolescentes e um parque infantil para crianças com até 3 anos –, dentro do condomínio”, diz Carlos Alberto Pellarim, diretor de Habi-Sul, uma das divisões regionais ligadas à Superintendência de Habitação Popular (Habi), e responsável pela execução das obras.

A ocupação do Jardim Irene começou nos anos 1970, quando um terreno público pertencente à Prefeitura foi invadido. Em 2002, o local ganhou projeção internacional quando seu filho mais ilustre, o capitão da seleção brasileira Cafu, ergueu o troféu do pentacampeonato com a frase “100% Jardim Irene” estampada na camiseta. A regularização fundiária foi concluída em 2004.

Rosas e Parque Fernanda

Outras duas comunidades próximas ao Jardim Irene II também estão sendo contempladas com o Programa de Urbanização da Sehab, sob coordenação da Habi-Sul. Jardim das Rosas e Parque Fernanda I estão com as intervenções em andamento, com previsão de término para setembro. Serão 9 prédios no Jardim das Rosas e 32 no Parque Fernanda. Considerando-se as duas localidades, são mais 568 unidades habitacionais. A urbanização será complementada com obras de infraestrutura.

INTERVENÇÕES CONCLUÍDAS NO JARDIM IRENE II EM NÚMEROS

- Construção de Unidades Habitacionais – 160
- Drenagem Urbana – 413 m
- Rede de Esgoto – 1.116 m
- Rede de Água – 760 m
- Canalização de Córrego – 287 m
- Pavimentação – 3.239,80 m²
- Guias – 264,98 m
- Lotes Urbanizados – 75

INTERVENÇÕES PREVISTAS NO JARDIM DAS ROSAS

- Construção de Unidades Habitacionais – 210
- Drenagem Urbana – 1.255 m
- Rede de Esgoto – 1.715 m
- Rede de Água – 1.255 m
- Canalização de Córrego – 216 m
- Pavimentação – 5.635 m²

INTERVENÇÕES PREVISTAS NO PARQUE FERNANDA

- Construção de Unidades Habitacionais – 358
- Drenagem Urbana – 1.623 m
- Rede de Esgoto – 3.370 m
- Rede de Água – 4.971 m
- Canalização de Córrego – 805 m
- Pavimentação – 10.592 m²