Semanas do Brincar e da Primeira Infância

Confira as informações sobre as semanas do Brincar e da Primeira Infância na cidade de São Paulo

De modo a promover um processo de sensibilização constante em relação à importância dos primeiros anos de vida para o desenvolvimento humano, a Lei Municipal n° 16.710/17 incluiu no calendário oficial da cidade de São Paulo as Semanas Municipais do Brincar e da Primeira Infância. Enquanto a Semana Municipal do Brincar deve ser realizada na última semana de maio, a Semana da Primeira Infância deve ocorrer entre os dias 01 e 07 de agosto, coincidentemente com o “agosto dourado”, mês dedicado a ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno.

A realização das Semanas faz parte das estratégias da Política Municipal Integrada pela Primeira Infância para a implementação do Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI). Com essa realização, a Prefeitura busca estabelecer um espaço de reflexão, discussão e troca de experiências sobre a primeira infância em São Paulo, além de promover o envolvimento da sociedade e das famílias na valorização e nos cuidados dessa fase da vida.
Os eventos são organizados no âmbito da Comissão Técnica da Primeira Infância e contam com várias parcerias de organizações da sociedade civil. Em geral, combinam atividades mais amplas e centrais, com inúmeras ações descentralizadas em vários equipamentos e espaços públicos da cidade, voltadas tanto para servidores, quanto para crianças na primeira infância e suas famílias/ cuidadores.

As Semanas têm se consolidado como um momento importante de envolvimento e reflexão coletiva sobre a forma como a sociedade e o poder público lidam com as questões relacionadas ao desenvolvimento das crianças na primeira infância.


IV Semana Municipal da Primeira Infância - 2021
 
III Semana Municipal da Primeira Infância - 2020
 
II Semana Municipal da Primeira Infância - 2019
 
I Semana Municipal da Primeira Infância - 2018

Edital de Chamamento Público para Semana da Primeira Infância
Programação da Cidade | Indicação de programação da cidade ao longo da Semana da Primeira Infância