Encaminhamentos de dependentes químicos em situação de rua para equipamentos de saúde e acolhimento tem aumento de 80% em um ano

Acesse os dados mensais do Programa Redenção

A Prefeitura Municipal de São Paulo, por meio da Secretaria Executiva de Projetos Estratégicos, informa que o número de usuários de álcool e outras drogas que foram encaminhados das cenas de uso aberto para os serviços e equipamentos das redes municipais de saúde e assistência e desenvolvimento social teve um aumento de 80% nos nove primeiros meses de 2023 quando comparado ao mesmo período do ano anterior.

Ao todo, foram 26.535 encaminhamentos de janeiro a setembro de 2023 (14.699 no mesmo período de 2022). Entre eles estão mais de 2.000 acompanhamentos por mês nos Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) Armênia, Boracea, Centro e Redenção, 898 internações voluntárias e 159 acolhimentos pelo Serviço de Cuidados Prolongados (SCP), iniciativa pioneira no Brasil. Estes equipamentos integram a rede do Programa Redenção com o objetivo de reinserir os pacientes na sociedade do ponto de vista biopsicossocial e econômico.

Na chamada “Cracolândia”, diariamente, são realizadas ações de abordagem e oferta de tratamento e acolhimento por agentes da saúde, que atuam 24 horas, sete dias por semana, e da assistência social, que atuam entre 7h e 21h, todos os dias. Ao todo, 172 agentes atuam no território. Apenas em setembro deste ano foram realizadas em média 447 abordagens por dia e 66 encaminhamentos para acolhimento e diferentes tipos de tratamento. 1 em cada 6 abordagens resultou em encaminhamento.

As redes de saúde da Prefeitura e do Estado contam com mais de 3.500 vagas destinadas ao tratamento de dependentes químicos.

São ofertadas também 1.000 vagas no Programa Operação Trabalho (POT Redenção), que oferece capacitação profissional e ajuda estas pessoas a recuperarem sua autonomia financeira e serem reinseridas na sociedade. Hoje já são 1.887 pessoas que passaram pelo programa, com mais de 498 beneficiários inseridos no mercado de trabalho.

A Guarda Civil Metropolitana atua na região diariamente com mais de 1.600 agentes, considerando o regime de plantão e 94 viaturas de quatro rodas e 58 motocicletas que realizam o patrulhamento por meio de rondas periódicas, 24 horas por dia.

Neste ano, a gestão municipal assinou contrato para a instalação de 20 mil câmeras inteligentes em toda a Capital até 2024, sendo 3,3 mil no Centro da Cidade, já em fase de instalação.

Desde abril deste ano, a Operação Centro Limpo integrada pela Subprefeitura Sé, pela Secretaria Executiva de Limpeza Urbana (SELIMP) e pela Agência Reguladora de Serviços Públicos do Município de São Paulo (SP Regula) já recolheu mais de 114 toneladas de resíduos.

 

 Acesse os dados mensais do Programa Redenção:

https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/governo/secretaria_executiva_de_projetos_estrategicos/programa_redencao/dados_do_programa/index.php?p=276581