Semana Municipal do Brincar de 2023 começa no próximo dia 22 com atividades gratuitas

Sob o tema “A Natureza no Brincar” e com uma programação descentralizada, a Semana do Brincar vai até o dia 28

A Prefeitura de São Paulo promove de 22 a 28 de maio a Semana Municipal do Brincar. O evento faz parte do calendário oficial da cidade e é elaborada no âmbito da Política Municipal Integrada pela Primeira Infância, estimulando o brincar como parte do desenvolvimento de toda criança. A programação oficial oferece às crianças e a todos aqueles que convivem com elas atividades abertas e gratuitas em espaços públicos como bibliotecas, CEUs e parques municipais.

Conheça a programação completa em: www.prefeitura.sp.gov.br/semanadobrincar

Para a maior parte das atividades, não é necessário realizar inscrição prévia. Basta consultar as informações do evento na programação, chegar e se divertir. Novas atividades serão divulgadas ao longo da semana no mesmo link.

 

Abertura oficial
Na segunda-feira (22), será realizada a abertura oficial na sede da UMAPAZ, que fica na Avenida Quarto Centenário, 1268 (Parque do Ibirapuera, Portão 7A), das 9h às 16h. Haverá duas mesas de discussão com representantes de organizações e escritores que atuam com a temática “O brincar e os elementos da Natureza”, que dialoga com o lema da Semana do Brincar deste ano: “A Natureza no Brincar”.

Entre os convidados da mesa de abertura estão o pesquisador de áreas de cultura e produção simbólica, Gandhy Piorsky, que estuda as narrativas da criança e o brincar há mais de 20 anos; a Mestre em educação pela Universidade de São Paulo, Paula Mendonça, que pesquisa sobre infância indígena; e o músico e escritor indígena Cristino Wapichana, que se destaca pelos livros infantis premiados “Sapatos trocados: Como o tatu ganhou suas grandes garras” e “A oncinha Lili". O evento será aberto ao público no auditório que tem capacidade para 150 pessoas. Por isso, para participar, será necessário preencher o Formulário de Inscrição

O secretário executivo municipal de Projetos Estratégicos, Alexis Vargas, fará parte das celebrações do primeiro dia da Semana do Brincar e convida o público. “Queremos que a cidade toda participe das atividades. Elas foram elaboradas em um esforço conjunto, pensando em promover diversão, educação, acolhimento e desenvolvimento saudável para as crianças da nossa cidade. A Semana do Brincar caminha lado a lado às demais ações do Plano Municipal pela Primeira Infância", disse o secretário, que irá apresentar a estratégia de elaboração do Plano Diretor do Brincar, que também faz parte deste instrumento de planejamento que tem metas de curto, médio e longo prazo, a serem cumpridas até 2030.

Todas as atividades da Semana Municipal do Brincar foram propostas pelas secretarias envolvidas, que fazem parte da Política Municipal Integrada pela Primeira Infância, a saber: SGM/SEPE, SME, SMADS, SMS, SMDHC, SMIT, SVMA, SMC, SMPED, SMUL, SMT, SEHAB e SEME.