Prefeitura de São Paulo participa de Seminário de Prevenção às Violências contra Crianças e Adolescentes

Importância da intersetorialidade nas políticas públicas foi destaque no evento

Texto: Gustavo Oliveira
Fotos: Gustavo Oliveira
 

Na manhã desta segunda-feira (8), a Prefeitura de São Paulo participou do seminário “Prevenção às Violências contra Crianças e Adolescentes na cidade de São Paulo”. O evento aconteceu na Câmara Municipal e reuniu profissionais que atuam na linha de frente dessa pauta, a fim de discutir os desafios e possibilidades da atuação pela prevenção da violência.

Com abertura musical realizada pelo coral de professores e funcionários da Diretoria Regional de Educação de Guaianases, o seminário, que é uma iniciativa do Vereador Eliseu Gabriel, pautou o papel e a relevância da Educação nas políticas públicas de enfrentamento às violências que afetam as crianças e os adolescentes dentro e fora das escolas. “Esse é o momento de nos fortalecermos e mostrarmos que a educação transforma vidas”, enfatizou o Diretor da Divisão de Gestão Democrática e Programas Intersecretariais da Secretaria Municipal de Educação (SME), Rogério Gonçalves da Silva, salientando a importância da intersetorialidade nessas ações.

Representando a Comissão Técnica da Parceria Global pelo Fim da Violência contra Crianças e Adolescentes do município de São Paulo, o Secretário Executivo de Projetos Estratégicos, Alexis Vargas, apresentou as ações que a Prefeitura de São Paulo tem realizado nos últimos anos. Entre elas estão a elaboração e implementação do Plano Municipal da Primeira Infância, a campanha pelo fim da violência e a elaboração e implantação do Fluxo Integrado de Atenção às Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência. “O fluxo integrado envolve todas as secretarias municipais que têm contato com crianças e aponta o que elas devem fazer cada vez que identificarem uma situação de violência”, informou Vargas. Visando uma implementação com qualidade, o Fluxo Integrado conta com um curso em formato EaD. Até maio de 2023, mais de 1.400 profissionais da rede municipal de ensino, saúde e assistência social foram capacitados.

 

O seminário também recebeu a Coordenadora do Núcleo de Apoio e Acompanhamento para a Aprendizagem (NAAPA), Marcia Andréa Bonifácio da Costa Oliveira, que enfatizou a importância do trabalho de toda a equipe do Núcleo na luta pelos direitos das crianças e dos adolescentes: “Não há esforço que a gente tenha na Secretaria Municipal de Educação que ganhe vida se não for pelas mãos destes homens e destas mulheres que estão diariamente comprometidas com o tema da proteção integral dessa população”.

 

Fizeram parte da mesa (na ordem em que se apresentam na foto acima, da esquerda para a direita), a Coordenadora do Núcleo de Apoio e Acompanhamento para a Aprendizagem (NAAPA), Marcia Andréa Bonifácio da Costa Oliveira, a Chefe do Escritório do UNICEF em São Paulo (UNICEF) em São Paulo, Adriana Alvarenga, a Assessora de Proteção da Visão Mundial Brasil, Marcia Monte, o Diretor da Divisão de Gestão Democrática e Programas Intersecretariais da Secretaria Municipal de Educação (SME), Rogério Gonçalves da Silva, o presidente e proponente do seminário, Vereador Eliseu Gabriel, a presidente do Instituto Liberta, Luciana Temer, o Secretário Executivo da Coalização Brasileira pelo Fim da Violência Contra Crianças e Adolescentes, Lucas Lopes, que mediou o seminário, e o Secretário Executivo de Projetos Estratégicos, Alexis Vargas.

Acompanhe as políticas municipais pela primeira infância em www.prefeitura.sp.gov.br/primeirainfancia