Vila Reencontro completa seis meses colecionando histórias de recomeço

Em pouco tempo de funcionamento, serviço inovador de acolhimento a famílias em situação de rua cria ambiente acolhedor com oportunidades de conquista da autonomia

O que significa para alguém receber a oportunidade de reconquistar a dignidade, a capacidade de sonhar e de realizar? Histórias assim estão sendo construídas, dia a dia, nas Vilas Reencontro ‘Cruzeiro do Sul’, no Canindé, e ‘Anhangabaú’, no centro.

Inspirada no modelo Housing First (Moradia Primeiro), criado em países como Canadá, Finlândia e Estados Unidos, a iniciativa tem como ponto de partida a moradia transitória para pessoas em situação de rua. E neste dia 24 de junho, a unidade do Canindé, primeira a ser implantada, completa seis meses de funcionamento. A vila conta com 40 casas modulares de 18 m², equipadas com fogão, geladeira e ventilador de teto, além da mobília montada de acordo com a configuração da família. Ao redor das casas, há playground, horta comunitária, cozinha toda equipada e lavanderia. Cada casa tem capacidade para abrigar até quatro pessoas.

As Vilas Reencontro, criadas pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) e administrada pela ONG AVSI, estão sob o guarda-chuva do Programa Reencontro, que tem três eixos de atuação: Cuidado, Oportunidade e Conexão.

Confira a matéria completa clicando aqui.

Notícia publicada em 24/06/2023 no site da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.