Em bebeteca da Zona Norte, Prefeitura de São Paulo compartilha suas ações pela Primeira Infância com representantes de comitiva da Jordânia

A visita de gestores públicos e representantes da sociedade civil do país do Oriente Médio foi organizada pela Rede Urban95 Br


Comitiva da Jordânia visita bebeteca da Cidade de São Paulo. Foto: Urban95Br

 

Texto: Lucas Silva

A Prefeitura de São Paulo recebeu visita de uma comitiva da Jordânia para conhecer as políticas e ações para Primeira Infância da capital paulista na quinta-feira (22/02). O local escolhido para sediar a visita foi o Centro Educacional Unificado (CEU) Freguesia do Ó – Esperança Garcia, que recentemente inaugurou a sua bebeteca, a décima da cidade. A visita foi promovida pela rede Urban95 que é uma iniciativa internacional da Fundação Van Leer que visa promover a inclusão da perspectiva de bebês, crianças pequenas e seus cuidadores no planejamento dos municípios. Um dos objetivos da rede é fomentar a troca de experiências e o compartilhamento de boas práticas entre cidades visando o desenvolvimento e fortalecimento de políticas voltadas para a Primeira Infância.

"É gratificante poder receber a delegação da Jordânia e compartilhar nossa política pública para a primeira infância, principalmente com as Bebetecas, espaços de convivência que beneficiam muito o desenvolvimento dos bebês. Que a implantação de mais equipamentos voltados para crianças seja inspiração para outras iniciativas, sempre pensando na qualidade do atendimento e crescimento saudável dos bebês e crianças.", ressalta Fernando Padula, Secretário Municipal de Educação.

A Jordânia é um país do Oriente Médio com população estimada de 11,549 milhões de habitantes, um pouco menos do que os 12 milhões da capital paulista. Ainda que o contexto social destes territórios seja diferente, os participantes do encontro mostraram que enfrentam desafios semelhantes e algumas iniciativas da cidade podem servir de inspiração para seu país. Um dos temas que conectam os dois territórios é a imigração constante. Na Jordânia, as ações de inclusão da população imigrante são coordenadas pelos Ministérios de Educação e de Desenvolvimento Social, de modo a “promover a integração de crianças imigrantes nos serviços de primeira infância”, disse Hamida Jahamah, Diretora Nacional do Plano Internacional da Jordânia. Em São Paulo, o Plano Municipal pela Primeira Infância conta com estratégias para garantir o acesso às crianças imigrantes a todos os serviços públicos que compõem a rede de atenção à Primeira Infância. “São muitas semelhanças entre o status socioeconômico e como vocês implementam as ações. Então, vocês chamaram a nossa atenção por terem uma rede de conexões enorme e estamos aprendendo graças a essa conexão com a Urban95, afirmou Maria Smeirat, chefe de divisão do departamento de organizações do Centro Cultural Zaha.

Além de visitar a bebeteca e conhecer os serviços disponíveis no CEU, a comitiva assistiu à apresentação da Política Municipal Integrada Pela Primeira Infância de São Paulo. "Mostramos como a criação e implementação de um planejamento estratégico focado na primeira infância tem feito a diferença na nossa cidade. Os profissionais de todas as secretarias municipais estão empenhados em promover qualidade de vida para as crianças nessa fase de vida e para toda sua rede de apoio", afirma o Secretário Executivo de Projetos Estratégicos, Edsom Ortega. A delegação mostrou interesse em adaptar certas ações à realidade na Jordânia, principalmente a institucionalização da política pública. “Há muitas coisas que vimos aqui que são interessantes para nós. Em primeiro lugar, porque o campo da Primeira Infância ainda precisa ser regulamentado por lá. Observamos que aqui a Primeira Infância é uma prioridade e esperamos que, quando voltarmos, consigamos construir diretrizes institucionais que sejam capazes de incluir a base que já existe na comunidade. Primeiro, temos que integrar as pessoas e perguntar quais são as suas necessidades”, acrescentou Maria.
 


Crianças brincam em parquinho do CEU Freguesia do Ó – Esperança Garcia. Foto: Lucas Silva/SEPE

Além de conhecer a experiência de São Paulo, a comitiva formada por representantes do governo jordaniano, líderes de organizações da sociedade civil, engenheiros especializados em planejamento urbano e representantes da Fundação Van Leer do Brasil, da Jordânia e da Holanda visitou outras cidades que fazem parte da rede Urban95, como Boa Vista e Jundiaí. “Estamos fortalecendo nossa capacidade de realizar a defesa da Primeira Infância na Jordânia”, completou Maria. “A comitiva volta para casa com o objetivo de capacitar os municípios e buscar por orçamento para essas ações”.