Painel de Ofertas Básicas da Primeira Infância está entre os finalistas de premiação global

Ferramenta permite visualizar e identificar serviços ofertados ao público da primeira infância

O Painel de Ofertas Básicas da Primeira Infância está entre os finalistas da premiação internacional Service Design Award 2023. Essa é uma ferramenta que faz parte do Portal Primeira Infância Primeiro e mapeia os serviços de saúde, assistência social e educação de municípios de todo o país. O projeto foi desenvolvido pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal com base na experiência do Protocolo Integrado de Atenção à Primeiríssima Infância da Prefeitura de São Paulo. O projeto é o único representante da América Latina entre os finalistas desta edição, que terá sua cerimônia de premiação no dia 5 de outubro, em Berlim.

O Painel é uma ferramenta online, aberta, que permite que o gestor municipal identifique os benefícios e serviços que seu município oferece para gestantes e crianças até 6 anos, nas áreas da Saúde, Assistência Social e Educação e conheça aqueles que ainda podem ser criadas ou ampliadas.

Clique aqui para acessar o painel de ofertas básicas: https://primeirainfanciaprimeiro.fmcsv.org.br/app/painel-ofertas-basicas/.

Processo de elaboração que parte da experiência da Política Municipal se destaca entre os finalistas

O Painel de Ofertas Básicas tem como ponto de partida um instrumento da Cidade de São Paulo que faz parte do Plano Municipal Pela Primeira Infância. Trata-se do Protocolo Integrado de Atenção à Primeiríssima Infância da Prefeitura de São Paulo, que orienta profissionais das redes de saúde, assistência social e educação para promover atenção integral a gestantes e famílias com crianças de 0 a 3 anos. Este e os demais Protocolos Integrados de Atenção à Primeira Infância da Cidade de São Paulo estão disponíveis no site www.prefeitura.sp.gov.br/primeirainfancia.

A premiação é realizada pela rede internacional Service Design Network (SDN), que reconhece realizações de design de serviços voltadas para os setores público e privado. Esta é a terceira vez que o Brasil concorre entre os finalistas da premiação, “indicado com um projeto desenvolvido a partir de uma política pública municipal que, por sua relevância, está sendo aplicada no país”, destaca o Secretário Executivo de Projetos Estratégicos, Edsom Ortega. "No fim do preenchimento do Painel, para apoiar o trabalho do gestor, o portal apresenta uma série de documentos com pesquisas, dados, recomendações e exemplos de políticas públicas para a primeira infância baseadas em evidências", complementa Mariana Montoro, diretora de comunicação da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal.

O Painel de Ofertas Básicas da Primeira Infância concorre na categoria Professional Non-profit/Public Sector (Profissional Sem Fins Lucrativos/Setor Público) com outros cinco projetos realizados pelos Estados Unidos, Reino Unido, Canadá e Noruega. Em edições anteriores, dois projetos brasileiros estiveram entre os finalistas: Como o design de serviços desempenha um papel vital na jornada de transformação de uma seguradora brasileira (2019); e Estudo de caso hiza: reduzindo a ansiedade e a incerteza do paciente ao longo do atendimento em um hospital para idosos (2017).

Os vencedores serão anunciados no dia 5 de outubro, durante a Conferência Global de Design de Serviços, em Berlim. É possível participar do evento online e presencialmente mediante pagamento de inscrição. As informações estão disponíveis no site do evento: https://hopin.com/events/service-design-global-conference-2023/registration.