Abertura da Semana do Brincar reúne autoridades e profissionais que atuam com primeira infância

Evento de abertura aconteceu na sede da UMAPAZ, com o tema “O brincar e os elementos da Natureza”

Nesta segunda-feira, 22 de maio, a Prefeitura de São Paulo realizou a abertura oficial da Semana Municipal do Brincar. O evento aconteceu na sede da UMAPAZ, no Parque Ibirapuera, e reuniu autoridades e profissionais que atuam diretamente com crianças e famílias na primeira infância. O evento também contou com a presença especial da equipe do Imprensa Jovem da EMEF M’Boi Mirim 2, que fez a cobertura jornalística do evento e, não menos importante, brincou na expedição ambiental que acontecia durante a abertura. Elaborada no âmbito da Política Municipal Integrada pela Primeira Infância, a semana que faz parte do calendário oficial da Cidade apresenta, neste ano, o tema “A Natureza no Brincar”.

  

O evento de abertura oficial contou com café da manhã, almoço e cinco mesas de conversa. A primeira mesa foi composta por autoridades municipais, entre elas o Secretário do Verde e Meio Ambiente (SVMA), Rodrigo Ravena, que parabenizou e incentivou a iniciativa: “Quero dar parabéns a todas as equipes de todas as secretarias que se envolveram num projeto tão importante. Juntos a gente faz muito melhor”. Ainda durante a abertura, Ravena falou sobre a importância da Semana do Brincar. “O brincar muda o jeito que a criança vai olhar para essa cidade e para quem está do seu lado. Brincando ela aprende a olhar com mais empatia, inclusão e, com esse tema, aprende a fazer isso com um olhar mais sustentável”, enfatizou.

Representando a atuação intersetorial, também participaram da primeira mesa o Secretário Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL), Marcos Gadelho, a Diretora da Divisão “Ciclos de Vida - Saúde da Criança e do Adolescente” da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Athenê Maria de Marco França Mauro, a representante da Secretaria Municipal de Educação (SME), Fátima Bonifácio, a Supervisora de Formação Cultural da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), Ligia Jalantonio, a Coordenadora de Políticas e Projetos de Inclusão da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), Renata Belluzzo, a Chefe de Gabinete da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), Ciça Santos, o representante da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT), Raphael Rossato, a vereadora da Frente Parlamentar da Primeira Infância, Janaina Lima, o representante da Aliança pela Infância, Marcelo Nonato e o Diretor do Departamento de Gestão de Políticas e Programas de Esporte da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, Weber Matias.

A segunda mesa contou com a participação da assessora técnica da UMAPAZ, Giovana Barbosa de Souza, que contou a história da primeira Semana do Brincar, realizada em 2010, e da representante da Secretaria Executiva de Projetos Estratégicos (SEPE/SGM) e coordenadora do Núcleo da Política Municipal Integrada pela Primeira Infância, Rosier Custódio. Citando um trecho da música “Casa de Brinquedos” de Toquinho, Rosier retomou a importância do brincar no desenvolvimento de toda criança. "Que a gente consiga, não só nesta semana, oferecer às nossas crianças essa oportunidade de pensar, de sonhar e de criar os seus futuros", finalizou.

As próximas mesas apresentavam o tema “O brincar e os elementos da Natureza”. A primeira foi composta pelo pesquisador das áreas de cultura e produção simbólica, antropologia do imaginário e filosofias da imaginação, Ghandy Piorsky, e pela Supervisora de Formação Cultural da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), Ligia Jalantonio. Da segunda mesa, que aconteceu depois do almoço, participaram a assessora técnica da UMAPAZ, Giovana Barbosa de Souza, que mediou a mesa, o músico e escritor indígena, Cristino Wapichana, e a Mestra em educação pela Universidade de São Paulo, Paula Mendonça, que pesquisa sobre infância indígena. As mesas temáticas abriram espaços para debates e perguntas do público.

A gravação da Semana do Brincar está disponível no Youtube do Núcleo da Política Municipal Integrada pela Primeira Infância da Prefeitura de São Paulo, em: https://www.youtube.com/watch?v=5I_lBpxkPDs.

A programação da Semana do Brincar está disponível em: www.prefeitura.sp.gov.br/semanadobrincar.